domingo , 15 junho 2025
Notícias

Hugo Motta e líderes decidem não pautar urgência do projeto de Lei da Anistia do atos de 8 de Janeiro

Decisão

• O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta quinta-feira (24/4) o adiamento da pauta que previa urgência para o projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro.

• A decisão foi tomada em reunião com líderes partidários, que optaram por evitar uma crise institucional com o STF e buscar um texto mais negociado.

Bastidores

• Apesar de ter 262 assinaturas (maioria dos deputados), líderes alertaram Motta que o texto atual geraria conflito com o STF e dividiria a Casa.

• A decisão ocorreu após Motta consultar os líderes na noite de quarta (23/4), horas depois de um jantar com o presidente Lula.

• Parlamentares avaliam que um novo texto, excluindo mandantes do 8/1, teria mais chances de avançar.

Próximos passos

• O PL seguirá em discussão, mas sem urgência. A Câmara deve trabalhar em uma versão mais moderada antes de nova tentativa de votação.

• Motta afirmou que continuará “dialogando por uma solução”, mas reforçou que a pauta é sua responsabilidade exclusiva.

Artigos relacionados

Notícias

Deputada dos EUA é assassinada em crime de motivação política; senador também foi baleado

• O caso A deputada estadual de Minnesota (EUA), Melissa Hortman, e...

Notícias

Saiba como é o bunker onde estão a vice-prefeita de Goiânia e secretários de Caiado em Israel

• Latada A vice-prefeita de Goiânia, Cláudia Lira (Avante), dois secretários do...

Notícias

Sociólogo alerta: Gustavo Mendanha pode estar indo direto para a boca do jacaré…

• Apoio rompido De acordo com um sociólogo especialista em política goiana,...

Notícias

Entenda o que a vice-prefeita de Goiânia e dois secretários de Caiado fazem em Israel em meio a ataque ao Irã

• Lugar errado, hora errada Na madrugada desta sexta-feira (13), a vice-prefeita...