Geral
- Um apagão de grandes atingiu a Europa e provocou caos em vários países, em especial Portugal e Espanha. nesta segunda-feira (28). Serviços essenciais como telecomunicações, transportes, internet, bancos e fornecimento de água foram afetados. A queda de energia também impactou parte da França e Andorra.
- A concessionária portuguesa REN confirmou um “corte maciço de energia elétrica na Península Ibérica”, registrado às 11h33 (horário local). A causa ainda está sob investigação. A energia começou a ser restabelecida durante a tarde, mas várias regiões permanecem sem luz.
Transtornos
- Em Lisboa, semáforos apagados causaram transtornos no trânsito e passageiros foram resgatados de trens do metrô. Hospitais operam com geradores e reduziram atendimentos. Aeroportos tiveram embarques manuais e voos cancelados. A EPAL, fornecedora de água da capital, alertou para possível falta d’água e pediu consumo consciente.
Presos em elevadores
- Na Espanha, o apagão começou por volta do meio-dia, afetando cidades como Madri, Barcelona, Sevilha e Málaga. Mais de 280 pessoas ficaram presas em elevadores só em Madri. Metrôs e trens foram suspensos, e três usinas nucleares desligaram automaticamente por segurança.