quinta-feira , 1 maio 2025
Notícias

Ausência, racha e impasse selam casamento entre União Brasil e PP. A única afinidade neste matrimônio é : nenhum dos dois quer ver Caiado concorrendo à Presidência

• Ausência simbólica

Antonio Rueda, presidente do União Brasil, simplesmente sumiu do lançamento da candidatura de Ronaldo Caiado à Presidência, em Salvador. Não mandou recado, flor, nem balão. Foi como se o evento não tivesse existido — e para ele, talvez não tenha mesmo.

• Federação dividida

A federação União Brasil–PP ainda nem saiu do papel, mas já coleciona brigas de casal. Na Bahia, por exemplo, o União é oposição ao governo petista, enquanto o PP está de aliança firme e forte com Jerônimo Rodrigues. Um dorme no sofá, o outro nem em casa está.

• Conflito regional

Na Paraíba, Lucas Ribeiro (PP) e Efraim Filho (União) já estão disputando o mesmo trono. No Acre, Gladson Camelli (PP) quer seu sucessor, mas Alan Rick (União) também quer brincar de governador. No fim das contas, é um casamento por conveniência: não têm afinidade, não combinam em nada, brigam em público — mas dividem um mesmo gosto refinado: nenhum dos dois quer ver Caiado concorrendo à Presidência. Um verdadeiro amor… pela exclusão.