sábado , 24 outubro 2026
Notícias

Zambelli diz que não sobreviveria na cadeia e articula para derrubar condenação no STF

• Articulação política

Condenada a 10 anos de prisão pelo STF, Carla Zambelli (PL-SP) tenta convencer parlamentares a sustarem a ação penal, como no caso de Alexandre Ramagem (PL-RJ).

Segundo ela, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), já teria autorizado o líder do PL, Sóstenes Cavalcante, a agir. A deputada afirma ter o apoio necessário para votar o pedido no momento “mais oportuno”.

• Apoio discreto

Apesar de poucas manifestações públicas de solidariedade, Zambelli declarou ter recebido ligações de aliados, incluindo Michelle Bolsonaro, mas não de Jair Bolsonaro.

Em entrevista coletiva no diretório do PL em São Paulo, ela distribuiu um dossiê com críticas ao julgamento e ao relatório da PF, afirmando ser alvo de uma acusação “inverossímil”.

• Quadro de saúde

Zambelli relatou sofrer de depressão, problemas cardíacos, desmaios e da síndrome de Ehlers-Danlos, que afeta sua mobilidade.

Ela disse que médicos atestam sua incapacidade de resistir ao ambiente prisional, o que embasará um pedido de prisão domiciliar. Apesar de afirmar seguir a lei, declarou: “Não me vejo capaz de ser cuidada da forma que preciso [presa]”.

Artigos relacionados

Notícias

Bruno Peixoto assumirá Governo de Goiás por seis dias durante férias de Daniel Vilela

• Bruno Peixoto vai assumir Governo de Goiás O presidente da Assembleia...

Notícias

Goiás fica abaixo da meta de vacinação contra a paralisia infantil; algumas cidades não chegam a 40%

• Goiás fica abaixo da meta contra a pólio Goiás alcançou 86,76%...

Notícias

Quem ganhou o debate? Colunistas dão maior nota a Lula em O Globo e dividem opiniões no UOL

• Último debate divide avaliações O último debate presidencial antes do segundo...

Notícias

“Exército do Lula” chega a 10 milhões de seguidores no WhatsApp às vésperas do segundo turno

• Canal chega a 10 milhões de seguidores O canal “Exército do...