quarta-feira , 28 maio 2025
Notícias

Tribunal de Contas dos Municípios nega prorrogação de calamidade financeira em Goiânia

• Divergência Técnica

O Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO) recomendou que não seja concedida a prorrogação dos decretos de calamidade pública solicitada pela Prefeitura de Goiânia.

O pedido do prefeito Sandro Mabel (UB) previa a extensão da medida por mais 180 dias, sob justificativa de dificuldades financeiras.

A Assembleia Legislativa (Alego) chegou a aprovar o pedido, mas recuou após o questionamento dos balanços, e encaminhou os documentos ao TCM para análise, o que resultou no parecer contrário.

• Dados Questionados

Segundo o Ministério Público de Contas (MPC), não há elementos concretos que justifiquem a prorrogação, e a dívida de R$ 3,6 bilhões citada pela Prefeitura não encontra respaldo nos balanços oficiais, que apontam um passivo real próximo de R$ 500 milhões.

O órgão ainda criticou o uso do estado de calamidade como ferramenta simbólica ou “instrumento didático” para pressionar secretários, e lembrou que existem outros mecanismos legais para reorganizar as finanças públicas, como cortes, renegociações e contingenciamentos.

• Tramitação Suspensa

Diante do parecer técnico, o presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB) suspendeu a tramitação dos projetos de prorrogação das calamidades. Pelo jeito a farra das licitações na Pecuária terá um final trágico.

Artigos relacionados

Notícias

Auditor nacional diz que maternidades de Goiânia possuem problemas estruturais e escancara falta de gestão de Sandro Mabel

Realidade precária As declarações do diretor do DenaSUS, Rafael Bruxellas, sobre os...

Notícias

Suspensão do decreto de calamidade financeira vira pauta no plenário da Câmara Municipal de Goiânia

Debate • A sessão ordinária desta quarta-feira (28) na Câmara Municipal de...

Notícias

Militar do Exército morre em salto de paraquedas durante treinamento em Goiás

Tragédia Um militar do Exército morreu durante um salto de paraquedas na...

Notícias

PF desmonta rede que espionava autoridades sob pretexto de combater comunistas e corruptos

• Monitoramento ilegal A Polícia Federal deflagrou a quarta fase da Operação...