sábado , 22 agosto 2026
Notícias

Justiça suspende contrato de R$ 9 milhões sem licitação da Prefeitura de Goiânia para terceirizar perícias médicas

Decisão

• O Tribunal de Justiça de Goiás suspendeu liminarmente o contrato firmado pela Prefeitura de Goiânia com o Sesi para realização de perícias médicas de servidores municipais. A medida foi determinada pelo desembargador Itamar de Lima após recurso do deputado estadual Mauro Rubem (PT), que aponta ilegalidade na terceirização do serviço, contratado sem licitação no valor de R$ 9 milhões.

Ação popular

• A ação argumenta que a Prefeitura vem sucateando a Junta Médica Oficial ao não recompor o quadro de servidores e ao represar demandas para justificar a terceirização.

• O contrato previa a realização de 24 mil perícias por ano, mas sindicatos já denunciavam laudos padronizados e atestados de menor duração.

Fundamentação da decisão

• O desembargador considerou que a contratação direta não se enquadra nas hipóteses previstas pela Lei de Licitações.

• Ele destacou que perícias médicas são atividade típica de Estado e não podem ser transferidas a entidade privada sem respaldo legal.

• Pareceres do Ministério Público de Goiás e do Tribunal de Contas dos Municípios também foram citados para embasar a suspensão.

• A decisão alerta que a consolidação do modelo terceirizado, sem concurso público, representa risco à legalidade administrativa e pode gerar impacto financeiro aos cofres públicos.

• O magistrado determinou a suspensão dos efeitos do contrato até julgamento definitivo pela 3ª Câmara Cível do TJ-GO.

Reação da Prefeitura

• Em nota, a gestão de Sandro Mabel (UB) alegou que a decisão se baseia em informações equivocadas e documentação inadequada.

Artigos relacionados

Notícias

Moraes libera filhos para visitar Bolsonaro, mas mantém Flávio impedido de encontrar o pai

Decisão O ministro do STF, Alexandre de Moraes, autorizou que Carlos Bolsonaro...

Notícias

Lula e Trump discutem tarifas, combate ao crime organizado e guerras em conversa de 1h20

• Conversa de 1h20 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou...