segunda-feira , 3 agosto 2026
Notícias

Lula veta mudanças na Ficha Limpa que beneficiariam políticos condenados como Arruda, Garotinho e Cunha

Justiça

• O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou trechos do projeto aprovado no Congresso que modificava a Lei da Ficha Limpa e poderia reduzir prazos de inelegibilidade de políticos condenados, beneficiando nomes como José Roberto Arruda, Anthony Garotinho e Eduardo Cunha.

O veto presidencial

• Lula barrou dispositivos que tratavam da retroatividade, impedindo que condenações já transitadas em julgado fossem revistas.

• A decisão foi embasada em pareceres da AGU e do Ministério da Justiça, que consideraram os artigos inconstitucionais e prejudiciais ao combate à corrupção.

• O governo destacou que os vetos garantem segurança jurídica, isonomia e respeito às decisões judiciais definitivas.

As mudanças propostas

• O texto aprovado no Congresso previa que o prazo de inelegibilidade começasse a contar da condenação em órgão colegiado, e não após o término do mandato.

• Parlamentares unificaram os prazos em oito anos, com possibilidade de chegar a 12 em caso de múltiplas condenações.

• Crimes graves como corrupção, lavagem de dinheiro e delitos ligados a organizações criminosas manteriam regras mais rígidas.

• O veto presidencial será analisado em sessão conjunta do Congresso, que pode mantê-lo ou derrubá-lo.

Artigos relacionados

Notícias

PL confirma Michelle Bolsonaro e Bia Kicis ao Senado pelo DF em convenção com Flávio e sem a ex-primeira-dama

• Michelle é confirmada ao Senado O Partido Liberal oficializou neste domingo...

Notícias

Partido Unidade Popular oficializa Luciana Amorim como candidata ao Governo de Goiás

• Luciana entra na disputa A Unidade Popular pelo Socialismo oficializou neste...

Notícias

Goiás violento: locutor de rádio morre ao tentar defender mulher durante ataque em Cromínia

• Ataque termina em morte O locutor Célio Silva Pereira, conhecido como...