domingo , 19 julho 2026
Notícias

Entrar no morro matando resolve? Cabo da Marinha ajudou o Comando Vermelho a armar drones com granadas — o buraco é mais em cima

• Os drones do CV

Criminosos usaram drones para lançar bombas contra policiais durante a megaoperação realizada nesta terça-feira (28) nos Complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, contra o Comando Vermelho.

Como o crime conseguiu avançar tanto? A resposta está no próprio Estado do Rio.

Rian Maurício Tavares Mota, cabo da Marinha, foi preso dentro do quartel da Força de Superfície, em Niterói (RJ), acusado de colaborar com o Comando Vermelho.

Segundo a investigação, o militar usava o próprio conhecimento técnico para ajudar a facção a adaptar drones para transportar e lançar granadas em confrontos com grupos rivais.

• Conversa com chefes do CV

Mensagens interceptadas pela polícia revelam diálogos entre o cabo e Edgar Alves de Andrade, conhecido como Doca, apontado como um dos líderes do Comando Vermelho.

Em uma das conversas, Rian comenta sobre a compra de dispositivos para acoplar explosivos aos drones. Doca responde: “Demorou. Só vê a granada que nós coloca. Já é, vamos fazer o teste”.

• Planejamento e ataques

As investigações apontam que o militar auxiliava no monitoramento aéreo de inimigos e no comando de ataques com granadas em comunidades dominadas pelo CV. O equipamento era usado para localizar milicianos e traficantes rivais.

• Formação e especialização

Rian passou por curso de mergulhadores da Marinha, um dos mais rigorosos da corporação, e recentemente se matriculou em um curso de tiros de longa distância.

A investigação indica que o conhecimento adquirido foi repassado à facção criminosa, mostrando o envolvimento de profissionais treinados do Estado em atividades do crime organizado.

Artigos relacionados

Notícias

Espanha bate Argentina em final dramática e conquista segundo título da Copa do Mundo

• Gol saiu somente na prorrogação Foi preciso jogar além dos 90...

Notícias

“Goiás paga milhões, mas não fica dono do sistema”, diz especialista sobre videomonitoramento de R$ 304 milhões

• Contrato milionário entra na mira Uma nota técnica assinada pelo advogado...

Notícias

Chegou a hora de bater o martelo: convenções começam e partidos definirão candidatos para 2026

• Definições A corrida eleitoral de 2026 entra em uma etapa decisiva...

Notícias

Vídeo mostra pelo menos 20 policiais em evento com Caiado e Gracinha após Justiça limitar segurança a quatro PMs

• Desobediência e abuso Imagens registradas neste sábado (18), durante um evento...