quarta-feira , 24 junho 2026
Notícias

Desvalorização: Militares acumulam perdas e cobram promessas não cumpridas de Caiado desde 2018

• Um oportunista

Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Goiás informaram ao Goiás24Horas que, desde 2019, acumulam perdas funcionais e salariais, além de destacarem que promessas feitas por Caiado nas campanhas de 2018 e 2022 não foram cumpridas.

Segundo eles, o que foi anunciado como avanço não se materializou: “e esse cara tem a petulância de dizer que inventou a melhor polícia de Goiás. O que temos é herança de outros governos”, disse um oficial.

• Abono permanência

Os militares afirmam que o governo retirou o abono permanência apenas de PMs e Bombeiros em 2019, mantendo o benefício para servidores civis, Judiciário e Ministério Público. Após ação judicial, o Estado foi obrigado a pagar o retroativo.

• Direitos retirados

Eles listam a perda de 22 direitos, incluindo quatro datas-bases não pagas, fim da promoção imediata, redução das promoções anuais, revogação do IP-20 e ausência de reajuste às pensões estaduais desde 2019.

A categoria também cita a taxação de veteranos e pensionistas como um impacto severo.

• Promoções

Oficiais apontam “banalização” do ato de bravura, antes excepcional, e afirmam que critérios políticos passaram a influenciar promoções, afastando antiguidade e mérito.

Militares mais antigos teriam sido preteridos em favor de gente nova, sem histórico na PM, que só conseguiu subir graças as bajulações no Palácio das Esmeraldas.

• Estrutura

Também há críticas ao atraso na regulamentação da Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares (LOB), à falta de reorganização do efetivo e à ausência de reposição das vagas abertas por morte, reserva ou transferências, o que compromete o fluxo de carreira.

Destaques

Artigos relacionados

Notícias

Após saída do técnico Daniel Paulista, Goiás age rápido e fecha com Mozart para sequência da Série B

• Goiás define substituto de Daniel Paulista O Goiás acertou a contratação...

Notícias

Daniel Paulista não é mais técnico do Goiás, treinador sai em comum acordo e acerta com o Ceará

• Daniel Paulista encerra ciclo no Goiás Daniel Paulista não é mais...

Notícias

TRE-GO rejeita pedido de cassação e mantém mandatos de vereadores do PT em Goiânia

Unanimidade O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) decidiu, por unanimidade, manter...