sexta-feira , 6 março 2026
Notícias

Ex-presidente passa por exame Corpo de Delito. Motivo da prisão: chamamento para vigília na prisão domiciliar de Bolsonaro, feito por Flávio Bolsonaro

• Motivo da prisão

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocou, nesta sexta-feira (21), uma vigília pela saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro. A manifestação foi publicada em seu perfil no X.

Na postagem, Flávio afirmou que, por meio da oração, os apoiadores irão “vencer as injustiças, as lutas e todas as perseguições”.

A prisão de Jair Bolsonaro, decretada neste sábado (22), é preventiva. Especialistas explicam que esse tipo de prisão tem caráter cautelar, não punitivo.
Por volta de 7h da manhã o ex-presidente foi encaminhado para os exames de corpo de delito.

Não se trata da execução da pena de 27 anos e 3 meses imposta na Ação Penal 2668, que condenou o ex-presidente pela trama golpista. A prisão preventiva é usada para resguardar a investigação, garantir a ordem pública ou evitar interferências no processo.

• Diferença para a pena definitiva

Juristas reforçam que a prisão preventiva não equivale a prisão castigo. Ela não decorre da sentença condenatória, mas de uma nova decisão judicial baseada nas hipóteses previstas no artigo 312 do Código de Processo Penal.

O entendimento é de que o Supremo Tribunal Federal avaliou riscos potenciais — como ameaça à ordem pública ou possibilidade de prejuízo à instrução penal — antes de autorizar a medida.

Artigos relacionados

Notícias

Faltam 25 dias para o fim do governo denunciado por superfaturamento de R$ 62 milhões na compra de aduelas

• Licitação milionária suspensa Faltam 25 dias para o fim do governo...

Notícias

Engenheiro é absolvido por morte de menino que caiu de toboágua em parque de Caldas Novas

Julgamento • A Justiça de Goiás absolveu o engenheiro civil Flávio Tomaz...

Notícias

Corpo de goiana desaparecida há dois anos é encontrado em floresta no Canadá

Sumiço O corpo da goiana Letícia Alves de Oliveira, que estava desaparecida...