quinta-feira , 5 março 2026
Notícias

Reforma do transporte isola Mabel e Aparecida dá carta branca ao governo Caiado. Caso poderá terminar na Justiça

• Mabel não engoliu

Segundo uma fonte no Paço, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), vai levar a reforma do transporte coletivo à Justiça. Nos bastidores comenta-se que Mabel considerou traição do prefeito de Aparecida de Goiânia, Lenadro Vilela (MDB), que combinou um posicionamento com ele e na hora declarou apoio integral ao projeto do Governo Caiado.

A proposta altera a governança da Região Metropolitana do Transporte Coletivo (RMTC). O posicionamento expôs o isolamento político de Mabel; dizem que o bate-boca com Caiado no final de semana foi por esse motivo.

• Carta branca

O apoio de Aparecida ocorreu após a aprovação do projeto de lei que repassa ao Estado o controle integral da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC).

A medida concede ao governo estadual maior poder de decisão sobre o sistema, hoje financiado majoritariamente pelos municípios. O gesto político foi interpretado como um aval direto à condução de Caiado, enfraquecendo a posição de Goiânia.

Tem gente apostando que por trás disso tem uma jogada milionária para negociações com compras de ônibus elétricos daquele modelo de preço que você já conhece. Continuam querendo limpar os cofres públicos, pode apostar.

• Vai brigar

Após a aprovação da matéria, Mabel afirmou que pode questionar a nova lei na Justiça caso não haja ajustes. O prefeito criticou a tramitação acelerada do projeto e afirmou que os municípios que mais contribuem financeiramente para o sistema não teriam sido devidamente ouvidos.

Segundo nota oficial, a Prefeitura de Goiânia estuda a constitucionalidade da lei, embora diga priorizar uma solução consensual.

Artigos relacionados

Notícias

Engenheiro é absolvido por morte de menino que caiu de toboágua em parque de Caldas Novas

Julgamento • A Justiça de Goiás absolveu o engenheiro civil Flávio Tomaz...

Notícias

Corpo de goiana desaparecida há dois anos é encontrado em floresta no Canadá

Sumiço O corpo da goiana Letícia Alves de Oliveira, que estava desaparecida...

Notícias

Crise na saúde de Goiânia na gestão Sandro Mabel: médicos a anunciam paralisação no Hospital Célia Câmara

Saúde • Médicos que atuam no Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara,...