sábado , 22 agosto 2026
Notícias

Lula sanciona lei que proíbe descontos automáticos no INSS e veta uso de verba pública para ressarcir fraudes

Previdência

• O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que proíbe descontos automáticos de mensalidades associativas, contribuições sindicais e cobranças semelhantes nos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social, com vetos que mantêm a responsabilidade integral do ressarcimento nas mãos de quem realizou a cobrança indevida.

Sanção

• A norma foi publicada no Diário Oficial da União e preserva o núcleo do projeto aprovado pelo Congresso.

• A lei surge após a identificação de fraudes envolvendo descontos não autorizados em aposentadorias e pensões.

Ressarcimento

• Constatado desconto indevido, a entidade associativa, instituição financeira ou empresa responsável deverá devolver integralmente os valores ao beneficiário em até 30 dias.

• A legislação autoriza o sequestro de bens de investigados por crimes relacionados a descontos irregulares.

Vetos

• Lula vetou o dispositivo que permitiria usar recursos do orçamento do INSS para ressarcir vítimas caso a entidade não devolvesse o dinheiro.

• Também foi vetada a obrigação de o INSS realizar busca ativa de beneficiários prejudicados.

• Outros vetos atingem a amortização automática do consignado, a exigência de biometria em todas as unidades e a atribuição ao Conselho Monetário Nacional para definir teto de juros.

O que passa a valer

• Fica proibido qualquer desconto automático para associações, mesmo com autorização prévia.

• O crédito consignado exigirá autorização pessoal e específica, com biometria ou assinatura eletrônica qualificada.

• Beneficiários mantêm o direito à restituição integral, cobrada diretamente de quem efetuou a cobrança.

Consignado

• Após cada contratação, o benefício será bloqueado para novas operações.

• Para novo empréstimo, será necessário novo desbloqueio com autorização expressa.

• Ficam proibidas contratações por telefone ou por procuração.

Artigos relacionados

Notícias

Moraes libera filhos para visitar Bolsonaro, mas mantém Flávio impedido de encontrar o pai

Decisão O ministro do STF, Alexandre de Moraes, autorizou que Carlos Bolsonaro...

Notícias

Lula e Trump discutem tarifas, combate ao crime organizado e guerras em conversa de 1h20

• Conversa de 1h20 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou...

Notícias

PDT pede impugnação de candidatura de Gil Tavares após ex-prefeito ter contas rejeitadas

Impugnação O PDT de Goiás entrou com uma ação no Tribunal Regional...