Página no Instagram censurada por denunciar rombo do Banco Master na prefeitura de Aparecida de Goiânia

quinta-feira , 1 outubro 2026
Notícias

Conselho Nacional de Direitos Humanos investiga avanço do neonazismo em Goiás

Extremismo

• O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) iniciou missão oficial em Goiânia para apurar o crescimento do discurso de ódio, do extremismo e da atuação de grupos neonazistas em Goiás. A ação inclui audiências públicas, reuniões institucionais e seminário acadêmico ao longo da semana.

Agenda

• A programação começou com visita ao Axé Dan Fé Èrò, no Setor Vila Itatiaia. Também estão previstas reuniões no Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle com representantes da segurança pública.

• A missão contempla ainda encontros com integrantes das áreas de educação, cultura e direitos humanos na Secretaria Estadual de Educação.

Relatoria

• A iniciativa é coordenada pela Relatoria Especial para o Enfrentamento do Discurso de Ódio, Extremismo e Neonazismo, criada para estruturar resposta institucional ao avanço dessas práticas no país.

• O relator especial Carlos Nicodemos afirmou que a escolha de Goiás integra estratégia para ampliar a atuação nacional do conselho. A presidente do CNDH, Ivana Leal, também participa da agenda.

Debate público

• Na terça-feira, o grupo participa de reuniões no Fórum Cível da Comarca de Goiânia e de seminário na Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

• O encerramento ocorre na quarta-feira com audiência pública na Câmara Municipal de Goiânia, seguida de reunião na Assembleia Legislativa de Goiás e coletiva de imprensa.

Artigos relacionados

Notícias

Segunda vítima de acidente aéreo no Tocantins é identificada; piloto também era goiano

• Segunda vítima é identificada O piloto Diego Arantes Rezende, de 38...

Notícias

Avião bimotor cai no Tocantins e empresário goiano Ebert Sousa, de 45 anos, está entre as vítimas

• Empresário goiano está entre as vítimas O empresário goiano Ebert Rodrigues...

Página no Instagram censurada por denunciar rombo do Banco Master na prefeitura de Aparecida de Goiânia