quarta-feira , 21 outubro 2026
Notícias

Governo Lula aciona Polícia Federal para investigar cartel e preços abusivos do diesel no Brasil

• Investigação mira cartel

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva acionou a Polícia Federal e órgãos de defesa do consumidor para apurar indícios de práticas ilegais no mercado de combustíveis.

Serviços de inteligência identificaram suspeitas de formação de cartel, especialmente na elevação do preço do diesel com base em estoques antigos.

• Fiscalização nacional

A Secretaria Nacional do Consumidor coordenou uma grande operação com mais de 100 Procons em todo o país. A fiscalização deve alcançar cerca de 19 mil postos em 459 cidades, analisando possíveis abusos nos preços cobrados dos consumidores.

• Especulação e uso de crise

Segundo o governo federal, há indícios de que parte do setor tem utilizado o cenário internacional como justificativa para aumentos que não refletem os custos reais. A avaliação é de que os custos internos permanecem estáveis, o que não sustentaria os reajustes.

• Multas milionárias

Empresas e postos que praticarem aumentos injustificados podem ser multados em até R$ 13 milhões. Além disso, o governo criou novos critérios por medida provisória para identificar preços abusivos, incluindo punições para retenção de estoque e reajustes sem base técnica.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis ficará responsável por detalhar as regras e penalidades. O órgão também já identificou indícios de atuação coordenada entre postos, o que pode configurar cartel.

Artigos relacionados

Notícias

Flávio Bolsonaro desiste de participar de sabatina no SBT

• Flávio Bolsonaro recusa entrevista no SBT O candidato à Presidência da...

Notícias

Lula sanciona perdão de R$ 12 bilhões em dívidas de MEIs

Nova lei O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta...

Notícias

Bebê de um ano morre afogado em represa de fazenda em Anápolis

• Bebê de um ano morre afogado em Anápolis Um menino de...