terça-feira , 2 junho 2026
Notícias

STF anula reprovação de goiano com nanismo em teste físico de concurso para delegado. Ele poderá refazer o TAF com adaptação

Decisão

  • O advogado Matheus Menezes, de 25 anos, conseguiu a anulação do resultado do Teste de Aptidão Física (TAF) que o havia eliminado do concurso para delegado da Polícia Civil de Minas Gerais. A decisão foi assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
  • Agora, ele poderá refazer o TAF com adaptações.

O caso

  • Matheus ficou conhecido após denunciar que não teve garantidas as adaptações necessárias durante a prova, mesmo tendo apresentado laudos médicos previamente. O exame foi organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Entendimento

  • Em decisão publicada na terça-feira (17), o ministro Alexandre de Moraes afirmou que houve descumprimento de entendimento já firmado pelo STF, que assegura a candidatos com deficiência o direito a condições adequadas na realização de testes físicos.
  • Com isso, foi determinada a anulação do ato que eliminou Matheus do concurso. A banca também deverá reavaliar o pedido de adaptação, especialmente no teste de salto horizontal, e garantir que o candidato refaça o TAF com as condições compatíveis à sua condição.

Artigos relacionados

Notícias

Em Catalão, Lula entra com cartaz “O Pix é do Brasil” e manda recado aos Estados Unidos

• Inauguração do IF Goiano O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Notícias

Carro da Prefeitura de São Domingos capota com crianças de 4 a 6 anos na volta da escola

• Carro da prefeitura capota com estudantes Um veículo da Secretaria Municipal...

Notícias

Após ida de Flávio Bolsonaro aos EUA, governo Trump propõe nova taxa de 25% sobre produtos brasileiros

• Relatório critica Pix O Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos...