• Decisão da Justiça confirma autoria
A Justiça Eleitoral de Goiás identificou que Sandro Ricardo Pereira Ragonezi é o responsável pelos perfis “Caiado Raiz” e “Daniel Vilela Raiz”, usados para divulgar conteúdo manipulado contra adversários políticos.
Segundo o advogado de defesa, Edson Ferrari Filho, o material divulgado utilizava imagem manipulada por inteligência artificial para associar o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) ao presidente Lula (PT) em um contexto falso e depreciativo, com informações consideradas inverídicas.
• Desinformação
A Justiça entendeu que houve uso de conteúdo falso com potencial de influenciar o eleitorado, caracterizando propaganda eleitoral antecipada negativa. Sandro foi condenado ao pagamento de multa de R$ 15 mil.
A decisão aponta que os perfis “eraiz_1”, “caiadoraiz” e “danielvilelaraiz” foram utilizados para repetir a mesma prática, ampliando a disseminação do material.
• Servidor atua na Casa Civil de Goiás
Dados do portal da transparência mostram que Sandro Ragonezi atua como assessor na Casa Civil do Governo de Goiás, ligado ao gabinete do secretário.
A decisão destaca que o uso de deepfake ultrapassa os limites da liberdade de expressão e pode afetar a integridade do processo eleitoral.

















