sábado , 22 agosto 2026
Notícias

Câmara aprova PL dos Minerais Críticos que pode esvaziar acordo de Caiado com os EUA e lei criada em Goiás

• Câmara coloca União no centro da mineração estratégica

A Câmara dos Deputados aprovou o PL 2780/2024, que cria a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos. O texto prevê coordenação federal, criação de comitê nacional, incentivos ao setor e definição de projetos prioritários. A proposta ainda precisa passar pelo Senado.

• Terras raras entram no tabuleiro de Brasília

Na prática, o projeto desloca para a União o comando político e regulatório sobre minerais considerados estratégicos, como terras raras, lítio, níquel, nióbio e outros insumos ligados à tecnologia, energia e defesa. O texto também prevê mecanismos de financiamento e prioridade para projetos enquadrados na nova política nacional.

• Acordo de Caiado com os EUA sem efeito

O avanço do PL atinge diretamente o discurso construído pelo governador Ronaldo Caiado em torno do memorando assinado com os Estados Unidos, em 18 de março de 2026, no Consulado dos EUA, em São Paulo. O documento foi apresentado como parceria para atrair tecnologia, investimentos e cooperação na exploração de minerais críticos e terras raras em Goiás.

Com a nova política federal em andamento, Goiás pode buscar investimentos e cooperação, mas não pode se sobrepor à União em temas como subsolo, autorização de lavra, política mineral e relação formal com governos estrangeiros.

• Lei da Alego também pode ficar limitada

A Lei Estadual nº 23.597/2025 criou a Autoridade Estadual de Minerais Críticos de Goiás, a AMIC-GO, e o Fundo Estadual de Desenvolvimento dos Minerais Críticos, o FEDMC. A norma colocou o Estado na disputa por protagonismo no setor, mas seus efeitos ficam restritos aos limites da competência estadual.

Artigos relacionados

Notícias

Moraes libera filhos para visitar Bolsonaro, mas mantém Flávio impedido de encontrar o pai

Decisão O ministro do STF, Alexandre de Moraes, autorizou que Carlos Bolsonaro...

Notícias

Lula e Trump discutem tarifas, combate ao crime organizado e guerras em conversa de 1h20

• Conversa de 1h20 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou...

Notícias

PDT pede impugnação de candidatura de Gil Tavares após ex-prefeito ter contas rejeitadas

Impugnação O PDT de Goiás entrou com uma ação no Tribunal Regional...