quarta-feira , 1 julho 2026
Notícias

Advogado Romero Ferraz critica “medidas cautelares à la carte” e alerta para risco de punição antecipada

• Crítica ao Judiciário

Em artigo publicado no portal Consultor Jurídico (ConJur), o advogado criminalista Romero Ferraz faz um alerta sobre aquilo que chama de “medidas cautelares à la carte”, expressão utilizada para criticar a aplicação de restrições a investigados sem a existência de fundamentos concretos que justifiquem a imposição dessas medidas.

Segundo o jurista, tem se tornado comum a substituição da prisão preventiva por uma série de restrições, como monitoramento eletrônico, recolhimento domiciliar, proibição de contato com determinadas pessoas e suspensão de atividades profissionais.

• Nem preso, nem livre

Para Romero Ferraz, o problema surge quando essas medidas são aplicadas sem que existam elementos individualizados demonstrando risco à ordem pública, à instrução criminal ou à aplicação da lei penal. Na avaliação do advogado, o investigado acaba ficando em uma situação intermediária: não está preso, mas também não desfruta plenamente da liberdade garantida pela Constituição.

• Liberdade plena

O criminalista sustenta que, se não existem requisitos suficientes para decretar uma prisão preventiva, a consequência natural deveria ser a liberdade integral, e não a criação de um conjunto de restrições que acabam funcionando como uma espécie de punição antecipada. Segundo ele, o Código de Processo Penal não autoriza a utilização das medidas cautelares como um “cardápio” disponível ao julgador.

• Presunção de inocência

Romero Ferraz afirma ainda que a expansão excessiva dessas restrições pode enfraquecer garantias constitucionais fundamentais, especialmente o princípio da presunção de inocência. Para o advogado, a lógica do processo penal exige que qualquer limitação à liberdade seja excepcional, necessária e devidamente fundamentada.

Destaques

Artigos relacionados

Notícias

Goiano considerado um dos mais procurados do mundo é preso na Irlanda após ficar 14 anos foragido

Procurado Um goiano apontado como um dos criminosos mais procurados do mundo...

Notícias

Homem é preso suspeito de agredir esposa que estava com filha de 2 anos nos braços

• Mulher é agredida com filha no colo Um homem de 23...

Notícias

Com dois gols de Harry Kane, Inglaterra vira sobre a RD Congo e avança na Copa

• Inglaterra está nas oitavas A Inglaterra confirmou a classificação para as...

Notícias

O adeus a Victor Willis, voz e autor dos clássicos “Y.M.C.A.” e “Macho Man”

• Luto na música O mundo da música amanheceu de luto nesta...