• Alego rompe marca dos 6 mil comissionados
A Assembleia Legislativa de Goiás chegou a 6.007 servidores comissionados em maio de 2026 e bateu novo recorde. O número cresceu desde o início da gestão do presidente Bruno Peixoto, em 2023, quando a Casa tinha 3.711 funcionários sem vínculo efetivo. As informações são de O Popular.
• Alta ocorre antes do recesso e das eleições
O avanço acontece às vésperas do recesso parlamentar de meio de ano e a poucos meses das eleições, período em que a atividade legislativa tende a diminuir.
• Número supera 109 cidades goianas
A quantidade de comissionados da Alego já é maior que a população de 109 municípios de Goiás. Caturaí, Simolândia, Santa Rita do Araguaia, Britânia e Fazenda Nova têm entre 5,3 mil e 5,8 mil moradores, segundo o IBGE.
• Gabinetes concentram servidores
Dos 6.007 comissionados, 4.355 estão nos gabinetes dos 41 deputados estaduais. Outros 1.652 aparecem em cargos administrativos. Na média, são 146,5 comissionados por parlamentar, conforme o Portal da Transparência.
• Folha chega a R$ 37,5 milhões
A folha de maio dos comissionados custou R$ 37,5 milhões. Os auxílios pagos a esses servidores somaram R$ 6 milhões. A despesa total de pessoal da Assembleia, incluindo efetivos, deputados, aposentados e pensionistas, foi de R$ 59 milhões no mês.
Na gestão de Bruno Peixoto, o limite de comissionados por gabinete subiu de 58 para 95 e, depois, para 120. A administração diz que a mudança não amplia a despesa global porque os deputados podem dividir o limite financeiro entre mais servidores, com salários menores.
• Alego defende expansão
O diretor financeiro da Alego, Edilson Bezerra da Silva, afirma que o gasto com pessoal está abaixo do limite de alerta. Segundo ele, a ampliação das equipes atende ao aumento de ações no interior, como o programa Deputados Aqui, que passou a ter de três a quatro edições semanais.

















