quinta-feira , 23 julho 2026
Notícias

Arrogância: em entrevista ao O Popular, Caiado ataca Ministério Público e age como se estivesse acima da lei

• Caiado reage à atuação de promotora

Em entrevista ao jornal O Popular, o ex-governador Ronaldo Caiado voltou a atacar a atuação do Ministério Público de Goiás. Questionado sobre a ação da promotora de Justiça Leila Maria de Oliveira, que contesta os 51 policiais militares, que custam R$ 1 milhão por mês, e estão na segurança dele e de seus familiares, Caiado classificou a iniciativa como tentativa de “desmoralizá-lo”.

• Ninguém está acima da lei

O discurso passa a impressão de que qualquer questionamento aos atos de Caiado seria uma perseguição. Mas existe um princípio básico que vale para todos: ninguém está acima da lei. Nem governador, nem ex-governador, nem promotor de Justiça. Se o Ministério Público identifica indícios de irregularidade envolvendo dinheiro, servidores ou estrutura pública, tem o dever constitucional de investigar e levar o caso ao Judiciário.

• Caiado já atacou a mesma promotora

Não é a primeira vez que Caiado reage pessoalmente contra Leila Maria de Oliveira. Em outro embate envolvendo a Taxa do Agro e a execução de obras rodoviárias, o então governador chegou a questionar publicamente a “cognição” da promotora. O Ministério Público levantava questionamentos justamente sobre o modelo utilizado para realizar obras sem licitação.

• Justiça depois suspendeu obras sem licitação

Posteriormente, o Ministro do STF, Alexandre de Moraes, suspendeu as leis goianas inconstitucionais que permitiam obras sem licitação. Ou seja, as preocupações levantadas pelo Ministério Público tinham fundamento suficiente para provocar a intervenção da Justiça. Caiado encerrou seu governo sem entregar as grandes obras rodoviárias prometidas com os R$ 4 bilhões da taxa do Agro.

Que fique bem claro na cachola do ex-governador: Ministério Público e Justiça existem justamente para fiscalizar o poder. A lei vale para todos — inclusive para o senhor Ronaldo Caiado, que aliás tem muito a explicar.