quinta-feira , 27 agosto 2026
Notícias

No Ceará, Caiado vira “urubu da anistia” em charge de O POVO após sequência de entrevistas desastrosas

• Virou urubu

A coisa não anda boa para Ronaldo Caiado na imprensa nacional. Depois de entrevistas em que foi criticado por respostas consideradas vagas e caóticas, agora o presidenciável do PSD apareceu transformado em urubu em charge publicada pelo jornal O POVO, do Ceará, nesta quinta-feira (27).

• Urubus da anistia

A charge é de Clayton (@claytoncharges) e coloca Caiado e Romeu Zema com corpos de urubus, agarrados a uma placa onde está escrito “ANISTIA”. Caiado aparece com olhar esperto, enquanto Zema surge ao lado. A metáfora visual é pesada: aves de rapina à espera do que poderá sobrar politicamente do bolsonarismo.

• De olho no espólio

A leitura política é inevitável. Caiado e Zema defendem a anistia ligada aos condenados pelos atos de 8 de janeiro enquanto disputam espaço justamente no eleitorado de direita. Na charge, a placa da anistia funciona como o poleiro dos dois. É como se os “urubus da anistia” estivessem esperando para avançar sobre o espólio político de Jair Bolsonaro.

• Carcará da política

Para Caiado, a imagem chega num momento especialmente ruim. Depois de tentar se apresentar nacionalmente como grande gestor, enfrentou críticas de comentaristas por respostas vagas, confusas e pela dificuldade de apresentar propostas concretas. Agora, no Nordeste, ganha uma representação ainda mais ácida: Caiado virou o carcará da política, ou melhor, o urubu da anistia.