Página no Instagram censurada por denunciar rombo do Banco Master na prefeitura de Aparecida de Goiânia

quinta-feira , 8 outubro 2026
Notícias

Reviravolta no Rio: TSE julga desistência de Garotinho e pode dar vitória a Douglas Ruas no primeiro turno

• Julgamento decisivo no TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisa nesta quinta-feira (8) um pedido que pode mudar completamente o resultado da eleição para governador do Rio de Janeiro. Os ministros formaram maioria contra a desistência de Anthony Garotinho (Republicanos) do recurso contra o indeferimento de sua candidatura. Isto significa que caso Garotinho tenha votos anulados a história muda.

• Desistência pode mudar

Garotinho disputou a eleição com o registro indeferido, mas amparado por recurso judicial. Depois da votação, pediu para desistir do processo. A aceitação desse pedido poderá tornar definitiva a anulação dos 274.411 votos recebidos pelo ex-governador.

Douglas Ruas (PL) terminou o primeiro turno com 49,27% dos votos válidos, enquanto Eduardo Paes (PSD) recebeu 42,76%. Caso os votos de Garotinho sejam definitivamente anulados, Ruas poderá alcançar 50,88% e vencer a eleição sem necessidade de segundo turno.

Douglas Ruas, de 37 anos, é policial civil, deputado estadual e filho de Capitão Nelson, prefeito de São Gonçalo. Aliado do grupo político de Jair e Flávio Bolsonaro, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) em abril de 2026.

• Rio 40 graus

O Rio enfrenta uma crise sucessória. Cláudio Castro, que chegou ao governo como vice de Wilson Witzel, renunciou em março de 2026.

Rodrigo Bacellar, então presidente da Assembleia Legislativa, foi preso pela Polícia Federal em dezembro de 2025 e afastado do cargo por determinação judicial. Sem os ocupantes anteriores da linha sucessória, o governo passou ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ricardo Couto de Castro.

Após a renúncia de Cláudio Castro, Douglas Ruas tentou assumir o governo pela linha sucessória, mas não conseguiu. Por decisões judiciais, o comando interino do estado permaneceu com Ricardo Couto de Castro, desembargador e presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Notícias

Merenda sob suspeita: Goiás24Horas cobra 15 respostas de Fátima Gavioli sobre contratos investigados pelo MP

• Alô Gavioli O Goiás24Horas encaminhou, às 11h13 desta quinta-feira (8), um...

Notícias

Escândalo da merenda: MP investiga suspeita de fraude em contratos de R$ 25 milhões para 110 escolas de Goiás

• Operação Sem Recreio O Ministério Público de Goiás deflagrou nesta quinta-feira...

Notícias

Vila Nova empata com Cuiabá no OBA e perde a liderança da Série B

• Vila perde a liderança O Vila Nova empatou por 0 a...

Notícias

Atlético-GO perde para o CRB e vê vantagem no G-6 cair para apenas um ponto

• Dragão tropeça em confronto direto O Atlético-GO perdeu para o CRB...

Página no Instagram censurada por denunciar rombo do Banco Master na prefeitura de Aparecida de Goiânia