sexta-feira , 26 abril 2024
EleiçõesGoiásImprensa

Jornalista critica estratégia de Friboi e diz que ele faz de Iris candatíssimo a governador”

Veja texto da jornalista-militante Lênia Soares:

Friboi faz de Iris ‘candidatíssimo’ em campanha para governador

Publicado em 07 Novembro 2013.

O empresário e aspirante a político José Batista Júnior (PMDB), o Júnior do Friboi, conseguiu o que ninguém tinha conseguido até agora. Fez de Iris Rezende candidato em campanha, no PMDB.

Iris está inaugurando novo escritório político na Avenida T9, nesta sexta-feira, 9, com 12 salas e espaço para um pequeno auditório. E fato é fato: Nenhum político inaugura escritório se não tem um objetivo em mente.

Ou é candidato, ou quer interferir. Ou… as duas coisas ao mesmo tempo.

Em casa, recebendo amigos e todo tipo de gente que o procura, Iris se comporta como pré-candidato forte ao governo, com ou sem um comitê. Com escritório próprio para conversações políticas, isso fica evidente.

A afobação de Júnior do Friboi ajudou porque o ex-prefeito de Goiânia dava pinta de que só embalaria a pré-campanha quando ela já estivesse pronta para se tornar campanha.

Com isso, Friboi teria tempo de sobra para tentar se firmar como ‘o’ nome no partido, inibindo a entrada de Iris no jogo eleitoral.

Pressionando Iris para sair da frente, até usando força peemedebista nacional – o presidente do partido e vice-presidente da República, Michel Temer –, Friboi fez o líder se mexer.

Nas últimas semanas, em especial, Iris tem recebido aliados cada vez mais entusiasmados com sua entrada na disputa. Entusiasmo que aumentou bastante com a recente pesquisa Serpes, no Popular, que o coloca empatado com o governador Marconi Perillo, do PSDB.

Ajuda também a atitude do PT, de definir que o candidato a governador da oposição no ano que vem será do PMDB, e o fato de que o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, não vai bem na administração, portanto é praticamente carta fora do baralho na sucessão de 2014.

Iris tem feito declarações positivas sobre Friboi, mas reservadamente mostra muita contrariedade.

Resolveu se mexer porque foi provocado, com as constantes indiretas – e muitas vezes diretas – do empresário dando conta de ele não é candidato a governador e sim a senador.

Friboi quer Iris candidato a senador para impulsionar sua postulação ao governo.

No embalo que vai, ou Friboi admite ficar na vice, ou concorrer ao Senado. Tirar o ex-prefeito da jogada está cada diz mais difícil.

Iristas argumentam que o ideal para Friboi é justamente a vice, com o Senado sendo destinado ao PT. E a torcida aí é pelo nome do petista Rubens Otoni.

Depois, eleita a chapa, Friboi teria tempo de sobra para preparar sua candidatura e contaria com a anuência e o agrado de Iris. Como aconteceu com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela em 1994.

Maguito era vice. O nome da vez no PMDB, naquela eleição, era Naphtali Alves. Resultado: Iris bateu o martelo e Maguito virou candidato a governador e Naphtali, vice.

Friboi mexeu com quem estava quieto. Mexeu com Iris. Agora…