sábado , 27 abril 2024
GoiásImprensa

Blog do Jarbas registra reação de Marconi na pesquisa de avaliação feita pelo Ibope

O blog do jornalista Jarbas Rodrigues, editor da coluna Giro, de O Popular, acaba de divulgar um resumo da pesquisa Ibope/CNI, divulgada nesta sexta-feira, com dados sobre a avaliação do governador Marconi Perillo.

Veja o texto de Jarbas:

Ibope: aprovação do governador Marconi é de 29%

O governador Marconi Perillo (PSDB) tem aprovação (ótimo e bom) de 29% da população goiana, segundo divulgou hoje a pesquisa CNI/Ibope. Praticamente empatado com o porcentual dos entrevistados que não aprovam a gestão do tucano, com 28% das respostas ruim e péssimo. Na pesquisa anterior, divulgada no final de julho, o tucano tinha apenas 21% de aprovação. Portanto, crescimento de 8 pontos porcentuais em quase cinco meses. Quando os entrevistados são perguntados se confiam no governante, Marconi Perillo tem a confiança de 44% e 48% responderam que não confiam. A pesquisa CNI/Ibope ouviu 602 pessoas em Goiás. A margem de erro é de dois pontos porcentuais.

Entre os 27 Estados pesquisados, o resultado coloca o governador goiano como o 17º melhor avaliado no País. Em julho foi o penúltimo, ganhando apenas do colega Sérgio Cabral (PMDB-RJ). Os governadores mais populares são os dos Estados do Amazonas, Pernambuco e Acre. O governador Omar Azis (Amazonas) é o melhor avaliado com 74% de ótimo ou bom, seguido do governador e pré-candidato a presidente Eduardo Campos (Pernambuco), com 58%. Os piores avaliados são os governadores do Rio Grande do Norte (apenas 7% de aprovação) e do Distrito Federal (9%).

A avaliação de Marconi Perillo melhora quando a pesquisa perguntou aos entrevistados sobre a maneira de governar do governador: 48% afirmaram aprovar a gestão do tucano, resultado empatado com a avaliação nacional sobre a gestão da presidente Dilma Rousseff. O campeão é novamente o governador do Amazonas, com 84% da população aprovando sua forma de administrar, seguido pelo colega de Pernambuco, com 76% de bom e ótimo.