sexta-feira , 26 abril 2024
EleiçõesGoiás

“Proposta” de Vanderlan para a saúde, em 17 linhas no Facebook, tem erros cabeludérrimos de português

Quem aspira governar um Estado e representar o seu povo deveria saber que tudo o que faz e diz tem efeito didático sobre a população ou parte dela.

Ao desprezar o idioma e a lógica, o empresário Vanderlan Cardoso deseduca o povo. Por isso, ele deveria tomar mais cuidado ao publicar textos, na sua conta no Facebook, que mostram um português estropiado e ignorância sobre as regras da boa expressão vocabular.

Vanderlan, ao apresentar a sua “proposta” para a saúde no Facebook, em apenas 17 linhas, comete erros de gramática e de redação simplesmente inaceitáveis. Faz uma concordância verbal do tipo “nóis vai”, ao escrever “hoje os leitos do SUS no Estado conta com um quadro negativo de 127 leitos” – frase que é quase incompreensível, além de incluir um sujeito no plural (leitos) e um verbo no singular (conta).

Somando também erros de digitação, Vanderlan, ou alguém da sua equipe (talvez o mesmo que postou o elogio falso de Marina Silva), o que, contudo, não exclui a sua responsabilidade, diz que“ vamos passar a ter disponível 6.273 leitos e distribuídos nas regiões”. O certo é: 6.273 leitos disponíveis – não 6.273 leitos disponível.

A falta de cuidado com a língua pátria é escandalosa, assim como a desatenção na digitação. O resultado é uma salada que dificulta o entendimento do que o empresário chama de “proposta” para a saúde, na verdade uma simples conta baseada em números errados sobre a realidade do Estado.

Quer ser governador? É bom estudar, se preparar melhor e escolher uma equipe à altura.