sexta-feira , 26 abril 2024
Sem categoria

Mais uma conclusão do livro de Daniel Vilela: Banco do Povo foi um dos grandes diferenciais do governo Marconi, para melhor, em relação ao governo Maguito

O livro “Políticas Públicas em Goiás – Diagnóstico, Avaliação e Propostas”, que traz uma coletânea de artigos de pesquisadores da UFG sobre assuntos da administração pública estadual e foi financiado com recursos que saíram da verba indenizatória do deputado federal Daniel Vilela, quando ele foi deputado estadual, acaba proporcionando uma boa comparação entre os programas sociais do governador Marconi Perillo e os do precedente governador Maguito Vilela.

A vantagem, para Marconi, é muito grande, segundo permite concluir o artigo da pesquisadora Cleonice Borges de Souza. O cartão Renda Cidadã, que oferece recursos em dinheiro para que as famílias carentes possam comprar alimentos, criado por Marconi, é considerado superior à cesta básica de Maguito, vista, no livro, como uma ação “paternalista”.

Outro programa criado por Marconi que merece grande destaque, no livro, é o Banco do Povo, que se constitui em uma espécie de política de microcrédito direcionada a pessoas de baixa renda. Para o professor Hélio Vieira Jr., citado no artigo de Cleonice Borges de Souza, “com esse programa, o governo disponibiliza, através de financiamento, recursos para que indivíduos carentes possam gerar sua própria renda autonomamente. São beneficiadas 33,6 mil pessoas no período 1999-2002, dado que imprime ao programa um caráter de alternativa para a diminuição do trabalho formal resultante da reestruturação produtiva e da crise econômica dos anos 90 e início do século XXI. Em se comparando ao desempenho do Projeto Solidariedade e Trabalho do governo anterior, que oferecia, por meio de convênios com instituições empresariais, qualificação e formação profissional, o Banco do Povo se mostrou mais eficiente e barato, com a vantagem de que o investimento nesse programa retorna quase integralmente aos cofres públicos”.

[vejatambem artigos=” 50910,51040… “]