sexta-feira , 26 abril 2024
Goiás

Ignorado pelo PMDB e perdido em bravatas, folclórico José Nelto merece título de Fanfarrão do Ano em 2015

2015 foi o ano em que o deputado estadual José Nelto (PMDB) consolidou-se como um parlamentar de baixíssima credibilidade – seja aos olhos da população que acompanha a vida política do Estado, seja aos olhos dos seus próprios companheiros de partido.

É possível que nem a família dele o leve a sério.

No seu retorno à Assembleia Legislativa após quatro anos de inatividade, José Nelto usou e abusou de bravatas, que não causaram outro efeito senão agradar os ouvidos dos outros gatos pingados da bancada de oposição ao governador Marconi Perillo (PSDB).

José Nelto revelou-se um personagem desprovido de equilíbrio, de ponderação e, acima de tudo, senso crítico. Não à toa virou um deputado folclórico, cuja estatura política é a mesma que tinha o falecido vereador Gari Negro Jobs, em Goiânia.

Não à toa, foi atropelado por Iris Rezende e por Daniel Vilela na disputa pelo comando do PMDB mesmo depois de jurar para todo mundo que administraria o partido com sobriedade. José Nelto foi ludibriado pela promessa que Iris fez de apoiá-lo, mas acabou descartado por não inspirar confiança em ninguém. Pensaram: o maior partido de oposição em Goiás não pode ser presidido por um desmiolado desses. E não será.

Graças a José Nelto, hoje também soa como piada toda vez que um político de oposição avisa que vai acionar a Justiça contra o Estado. O peemedebista poucas vezes levou adiante a promessa de processar o Governo, ciente da inconsistência de suas próprias bravatas. E quando o fez, perdeu TODAS. Processou a Saneago, o Detran, o Ipasgo e a Secretaria da Saúde, mas – para seu infortúnio – ainda não nasceu o juiz ou juíza que vai levá-lo a sério.

Nelto chegou ao cúmulo de dizer que protocolaria ação contra as OS na Educação, algo que ainda não saiu do papel (como provocar a Justiça por algo que não existe?) e que a oposição não faz a menor ideia do que se trata. Agiu com estardalhaço quando Marconi anunciou a gestão por OS na Saúde, e depois teve de admitir que o serviço prestado é bom. Agora, comete o mesmo erro com a Educação.

Tantas lambanças fazem de José Nelto o fanfarrão do ano. Já em 2015, ele consumiu o pouco que sobrava da credibilidade dele. Hoje ele não passa de um parlamentar que arranca risos quando passeia de óculos escuros no plenário (como se vê na foto).

Nos próximos três anos, saberemos se existe o fundo do poço para o deputado ou se ele vai insistir em cavá-lo ainda mais.