sexta-feira , 19 julho 2024
Sem categoria

Em Anápolis, PM desocupa escola após denúncia de disparo de tiro. Homens que ocupavam unidade estavam com crack e maconha

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) informam que o Colégio Estadual Américo Borges de Carvalho, em Anápolis, foi desocupado pela Polícia Militar (PM) após denuncia de disparo de arma de fogo dentro da unidade escolar. Os cinco homens e uma menor de 16 anos, que ocupavam a unidade, foram flagrados com várias porções de maconha e crack e por isso todos os envolvidos foram levados à delegacia.

Dois dos homens detidos, identificados como Michel Rodrigues Gomes de Lima e Alisson Ribeiro dos Santos, já tinham passagens pela polícia por posse ilegal de droga. Na ficha criminal de Alisson também continha antecedentes criminais por desobediência, incitação ao crime, ameaça e perturbação do sossego.

A diretora da escola, Franciele Loureço Dias, afirmou que nenhum dos ocupantes, que estavam dentro da unidade, eram alunos do colégio. “Apenas um deles era nosso conhecido por ter estudado na unidade há algum tempo”, informou.

Franciele explicou que, nesta manhã de sexta-feira, 19/02, ela e um grupo de 15 alunos com apoio de alguns professores foram até a porta da escola conversar com os manifestantes para tentar negociar a desocupação, como já haviam feito várias vezes anteriormente. “Quando chegamos fomos informados que um ex-presidiário ferido com um tiro estava dentro da unidade. Ficamos assustados e uma professora acionou uma viatura”, relevou.

Segundo a Polícia Militar, duas equipes de apoio foram até o local para averiguar a existência dos disparos e a possível pessoa baleada, porém foram impedidos de entrar, mesmo após tentativa de negociação. Os policiais entraram na escola e constataram que não havia ninguém ferido, mas os seis ocupantes foram detidos por posse de drogas.

A diretora foi até a delegacia prestar depoimento e informou que o colégio, aparentemente, não foi depredado. A limpeza e organização da unidade serão realizadas nesta sexta-feira. De acordo com Franciele, o ano letivo na unidade começa na próxima segunda-feira, 22/02.

A Seduce e SSP-GO reafirmam que os esforços são no sentido de que as desocupações ocorram de forma espontânea, a partir da negociação e do diálogo, como aconteceu em todas as 25 escolas que já foram desocupadas. Esta é a 26º unidade devolvida à Secretaria de Educação. No momento, apenas três escolas continuam ocupadas.