A eleição para prefeito de Catalão é uma das mais emblemáticas do interior de Goiás e poderá, no caso de uma vitória do deputado estadual Adib Elias, introduzir um novo nome para a candidatura do PMDB ao governo do Estado, em 2018.
A única pesquisa publicada até agora, pelo Diário da Manhã, a cargo do instituto EPB, que tem tradição na apuração de tendências eleitorais no município, indica uma vitória esmagadora de Adib Elias, se a eleição fosse hoje, por uma margem de 50 pontos de vantagem. Ou seja: 63% a 13% a favor do peemedebista sobre o atual prefeito, Jardel Sebba, do PMDB.
Ao ser derrotado por Jardel Sebba, em 2012, Adib Elias foi declarado politicamente morto. Pesquisas, na época, indicavam que ele representavam o passado e que teria perdido toda e qualquer consistência eleitoral em Catalão, diante do clima de virada que acompanhou a eleição de Jardel Sebba.
Três anos depois, o peemedebista parece ter passado por uma “ressurreição”: depois de eleito deputado estadual com uma votação recorde entre os eleitores catalanos (24.500 votos contra apenas 9 mil para Gustavo Sebba, filho de Jardel), aparece agora como uma opção irresistível para a Prefeitura, atraindo inclusive lideranças que estavam no PSDB, como o atual vice-prefeito, Rodrigo Carvelo, o Rodrigão, que já foi tucano e hoje está no Solidariedade – fechado com Adib Elias.
A se confirmar a expectativa que cerca o peemedebista, ele, com uma vitória por uma larga margem, despontará do pleito como uma nova opção para a candidatura a governador pelo PMDB – dada a importância de Catalão no cenário geopolítico do Estado.