quinta-feira , 25 abril 2024
Notícias

Ressurreição política de Adib Elias implode a base de Jardel Sebba: 4 partidos afastam-se do PSDB de Catalão e lançam ex-secretário para disputar a Prefeitura

Em 2012, logo após ser derrotado pelo atual prefeito Jardel Sebba, do PSDB, o peemedebista Adib Elias foi considerado como um cadáver político, em Catalão.

Pesquisas mostravam que Jardel começava o seu mandato com quase 80% de aprovação e que Adib, para a maioria dos catalanos, não passava de uma página virada.

Quase 4 anos depois, a história se inverteu. Ocorreu em Catalão o que se pode chamar de ressurreição política: Adib recuperou o prestígio, venceu uma eleição para deputado estadual com 3 vezes mais votos que o filho de Jardel, Gustavo Sebba, e se transformou em uma alternativa irresistível para a próxima eleição no município.

Essa reviravolta criou uma forte perspectiva de poder para o peeemedebista e, como efeito colateral, acabou implodindo a base do prefeito tucano. Na semana passada, 4 partidos – Rede, PT, PCdoB e PSB – romperam a aliança (esdrúxula, como no caso do PT e do PCdoB) com o PSDB em Catalão e lançaram a candidatura do professor universitário Marcelo Mendonça (da Rede), que até há pouco tempo ocupava a Secretaria do Meio-Ambiente da Prefeitura.

Com forte inserção entre os segmentos jovem e universitário de Catalão – cidade que tem quase 4 mil alunos em faculdades locais –, Marcelo Mendonça atropela Jardel Sebba com facilidade e pode ameaçar inclusive o favoritismo de Adib Elias. Ou seja: o quadro eleitoral de uma das principais cidades do interior goiano, do ponto de vista político, está mudando.

[vejatambem artigos=”53812,53582,3… “]

Artigos relacionados

Notícias

Assassinato no interior de Goiás; Atleta é morto a tiros em Mambaí

Fato Um crime chocou a pacata cidade de Mambaí na noite da...

Notícias

Goiás violento: homem mata e carboniza corpo de desafeto após briga por causa de droga

Fato Um homem matou e carbonizou o corpo de um desafeto após...

Notícias

Homem morre após empilhadeira tombar sobre ele na Ceasa, em Goiânia

Fato Um homem, de 27 anos, morreu após uma empilhadeira tombar sobre...

Notícias

Observatório do CNJ e do CNMP vão acompanhar o caso Escobar. Família espera por prisão de Jorge Caiado

Fato • O assassinato de Fábio Escobar, ex-coordenador da campanha eleitoral de...