sexta-feira , 19 abril 2024
Imprensa

Leia nota esclarecedora do Jornal Opção sobre a informação falsa, publicada na coluna Giro, sobre a “filiação” de Marconi ao PMDB. Admita que errou, Jarbas

A coluna Bastidores, no Jornal Opção online, também analisou o caso da informação falsa, plantada na coluna Giro, em O Popular, sobre uma hipotética “filiação” do governador Marconi Perillo ao PMDB.

Veja o que diz o semanário:
Jarbas Rodrigues publica informação falsa, não admite barriga e ataca os Bittencourt

O editor da coluna “Giro”, um profissional decente, faria melhor se admitisse com todas as letras”: “Errei e fui usado por uma fonte”
O jornalista Jarbas Rodrigues Jr., editor da coluna Giro, de O Popular, é um profissional sério. Por isso não deixa de provocar estranhamento a barriga que cometeu na edição de domingo, 11, quando disse que o governador de Goiás, Marconi Perillo, pode se filiar ao PMDB. Poderia ser uma bela especulação, mas, mesmo especulações, precisam ter fontes que sustentem as informações publicadas. No caso, além de não ter mencionado nenhuma fonte fidedigna — fontes palacianas são ficções puras —, o repórter não consultou o principal interessado na história, o tucano-chefe. Curiosamente, um político do PMDB tentou plantar a mesma nota na coluna Bastidores, do Jornal Opção, na sexta-feira, 9, mas, avaliando-a como sem qualquer fundamento, o editor descartou-a. Teria sido o mesmo político, que se apresenta como irista (mas talvez não seja), que plantou a nota na coluna Giro, lá encontrando acolhida? Só Jarbas Rodrigues pode esclarecer o fato. Ele devia começar por assumir que se trata de uma barriga — e das mais pantagruélicas.

Na segunda-feira, 12, Caio Henrique repercutiu a nota, mas sem ouvir Marconi Perillo. Estranhamente, o repórter optou por ouvir o presidente regional do PMDB, o deputado federal Daniel Vilela. Este, por certo avaliando que a informação de O Popular tinha procedência (se não estiver envolvido na plantação da nota anterior; é provável que não esteja), bateu duro no governador. O parlamentar “vetou” a ida do tucano para o PMDB. Como Jarbas Rodrigues Jr., Caio Henrique é um profissional sério. Mas, no caso, ambos mostraram amadorismo ou, até, má-fé — o que, é preciso insistir, surpreende, porque não é típico dos dois profissionais, que, no geral, são cautelosos e de uma correção ímpar, assim como o próprio jornal no qual trabalham.

O blog Goiás 24Horas apontou o erro de Jarbas Rodrigues Jr. e Caio Henrique. O editor da coluna, irritado com o apontamento da barriga, decidiu atacar os jornalistas da família Bittencourt. Jarbas Rodrigues Jr. disse que eles trabalham para o governador Marconi Perillo. Há dois problemas. Primeiro, o repórter do “Pop” não apresenta evidência de que a crítica foi feita por um dos Bittencourt. Segundo, até onde se sabe, não é crime escrever no blog. Assim como não é crime a mulher de um jornalista de O Popular, uma profissional gabaritada, trabalhar na Assembleia Legislativa.

Dos irmãos Bittencourt, só João Bosco Bittencourt trabalha com o governador. José Luiz Bittencourt Filho e Paulo Bittencourt não integram a equipe de Marconi Perillo.

No lugar de se defender atacando, Jarbas Rodrigues Jr. faria muito melhor, atendendo os leitores de O Popular, se esclarecesse por qual motivo publicou uma informação equivocada. No caso, vale até sacrificar a fonte, que lhe passou uma informação falsa.

Artigos relacionados

Imprensa

Imperdível: Messias da Gente entrevista Ministra Cármen Lúcia na TV Cultura de Brasília

O jornalista Messias da Gente, TV Cultura/DF, gravou uma entrevista especial para...

Imprensa

Cileide Alves aponta característica autoritária de Caiado no O Popular. Parabéns, ótimo artigo

A jornalista Cileide Alves escreveu um belo artigo neste sábado (25) no...

Imprensa

Moraes prepara pedido de prisão de Bolsonaro, diz site

Segundo informações do site Metrópoles, pessoas que trabalharam com Bolsonaro e que...

Imprensa

Site do ‘zero ou dez’ com Carlinhos do Esporte da Terra FM cumpre como poucos vereadores o papel de fiscalização na capital

Carlinhos do Esporte (Terra/FM) é atuante no blog https://carlinhosdoesportebairros.com.br e cumpre um...