quinta-feira , 9 janeiro 2025
Sem categoria

Conversa muito estranha: Maguito diz que advogou durante 8 anos e está “voltando” à advocacia, mas ele nunca fez outra coisa na vida senão exercer cargos políticos   

 

Em entrevista a O Popular, o prefeito de Aparecida em fim de mandato Maguito Vilela anunciou que vai “voltar” à advocacia, que seria a sua profissão e que ele teria exercido, segundo informou na mesma reportagem, durante 8 anos.

Estranho, muito estranho.

Para começo de conversa, como o leitor do Goiás 24 Horas agora sabe, Maguito sequer é inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, condição imprescindível para que os detentores do diploma do curso de Direito possam trabalhar na advocacia.

Depois, vem a estória dos 8 anos de exercício da profissão. Maguito, desde os vinte e poucos anos, atua exclusivamente como político, com uma longa carreira ocupando cargos públicos, que vão de vereador em Jataí a governador de Goiás, passando pelo Senado, Câmara Federal, Assembleia Legislativa e até postos executivos como uma vice-presidência decorativa do Banco do Brasil.

Nunca foi advogado. Nunca exerceu a advocacia, a menos que o tenha feito com uma discrição cavalar, atuando paralelamente enquanto cumpria os seus mandatos – o que não parece ser o caso. Não há notícia alguma de que tenha pisado qualquer fórum ou dependência do Poder Judiciário, a não ser como um visitante especial, para solenidades ou inaugurações, em função dos cargos que ocupou.

Mais: Maguito não formou-se em Direito muito jovem. Ele já era deputado estadual quando foi fazer Direito, em uma faculdade noturna de Anápolis, próxima da situação de curso vago. O seu tempo, assim, já estava sendo consumido pela política.

Que conversa então é essa de 8 anos de advocacia? Onde? Quando? E sem ser inscrito na OAB?

Ele precisa responder.