quinta-feira , 25 abril 2024
Goiânia

Eleição de dona Iris para deputada federal, em 2018, depende da máquina administrativa da Prefeitura. Tanto que, em 2014, com Iris fora do poder, ela não conseguiu se eleger

A trajetória política de dona Iris Araújo está intimamente ligada à Prefeitura de Goiânia: com a máquina administrativa municipal sob controle do marido Iris Rezende, ela se elegeu 2 vezes para a Câmara Federal – em 2006 e 2010. Com Iris fora do Paço Municipal, em 2014, ela terminou tentou pela terceira vez, mas acabou derrotada.

Ou seja: o “apoio” da Prefeitura de Goiânia é fundamental para viabilizar a eleição de dona Iris. No PMDB, ninguém tem dúvidas de que, mais uma vez, ela será candidata a deputada federal, em 2018, claro, com a utilização intensiva da estrutura administrativas (principalmente cargos) comandada por Iris Rezende.

Em 2006, Iris estava no segundo ano do seu mandato, iniciado em 2004, quando patrocinou a primeira eleição de dona Iris. Em 2010, Iris deixou o cargo para se candidatar a governador, mas quem assumiu – Paulo Garcia – tinha compromisso e devia o cargo ao velho cacique peemedebista e honrou todos os acordos e estratégias montadas para garantir a reeleição de dona Iris.

Mas, em 2014, o jogo foi diferente. Paulo Garcia havia sido reconduzido pelas urnas à Prefeitura e, embora não tenha isolado totalmente o projeto de nova reeleição da velha senhora, não repetiu a mesma dose de apoio dada em 2010. Resultado: dona Iris perdeu.

Não à toa, um peemedebista ouvido por O Popular, nesta terça-feira, foi sucinto e objetivo: ““Ela busca sustentação política para sua candidatura”, afirmou.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...