sexta-feira , 19 abril 2024
Goiânia

GBrasil: morto nesta quarta-feira, Nion foi um dos avalistas do Tempo Novo em 1998

O site GBrasil (clique aqui para acessá-lo) publica, por ocasião da morte de Nion Albernaz (PSDB), análise que encaixa o ex-prefeito no contexto da histórica ascensão do Tempo Novo em 1998, que elevou o jovem deputado federal Marconi Perillo (PSDB) ao poder e reduziu Iris Rezende (PMDB) a um político de dimensão municipal.

Confira o texto na íntegra.

Morto nesta quarta-feira, aos 87 anos, o ex-prefeito de Goiânia Nion Albernaz (PSDB) foi um dos grandes avalistas da candidatura do jovem deputado federal Marconi Perillo (PSDB) a governador na eleição de 1998. Uma eleição histórica, que consagrou o Tempo Novo e que reduziu Iris Rezende (PMDB) a um político de dimensão municipal.

Nion foi uma das estrelas de um espectro de líderes políticos bastante heterogêneo. Além dele, a base que deu suporte à ascensão de Marconi contava com os ex-governadores Otávio Lage e Henrique Santillo, os então deputados federais Ronaldo Caiado, Lúcia Vânia e Roberto Balestra (que era o candidato a governador do bloco até o último instante).

Nion, como Santillo e Lúcia Vânia, haviam sido vítimas do centralismo e do personalismo de Iris, que recusou-se peremptoriamente – e em momentos históricos diferentes – a abrir espaço para o crescimento deles no PMDB. Com Marconi, construíram um ambiente político muito mais democrático e plural, que não à toa convencionou-se chamar de “base aliada” e que resiste no poder até hoje, 20 anos depois.

Nion era prefeito de Goiânia quando Marconi venceu a eleição para governador, naquela que foi a maior catarse da política goiana desde 1982. Sua administração, focada na prestação eficiente de serviços e no resgate da auto estima do goianiense por meio do embelezamento da cidade, por a vitrine que o Marconi precisava para emergir. A administração de Nion foi o embrião do Tempo Novo.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...