sábado , 29 agosto 2026
Goiás

Basileu França anuncia suspensão parcial das aulas após embargo ao contrato de gestão do instituto

Reportagem publicada no site GBrasil (clique aqui para acessar)

Impasse judicial obriga Basileu França a fechar portas

Vítima de impasse judicial que envolve Ministério Público, Governo de Goiás e a Organização Social Centro de Gestão em Educação Continuada (Cegecon), o Instituto de Artes Basileu França, em Goiânia, anunciou a suspensão parcial das aulas a partir desta sexta-feira (22). A decisão ainda atinge outras unidades do Instituto Tecnológico do Estado (Itego) e Colégios Tecnológicos.

A pedido do Ministério Público, a Justiça concedeu liminar que suspendeu os efeitos do contrato entre o governo e a OS Cegecon, que administrava o instituto. Responsável pela ação, o promotor Fernando Krebs entende que a entidade não tem qualificação suficiente para gerir o Basileu. A liminar veda o governo de abrir novos contratos de gestão, sob pena de pagamento de multa de R$ 10 mil por dia em caso de descumprimento.

Krebs defende-se da acusação de que é o culpado pelo fechamento do Basileu. “Eu rechaço qualquer responsabilização do MP nesses suspensões”, disse o promotor ao jornal O Popular. A decisão judicial suspendeu 258 contratos de trabalho firmados pela OS com profissionais da área administrativa, professores, apoio de ensino, serviços gerais e vigilância nos quatro Itegos e oito colégios tecnológicos que gerencia.

O Cegecon reforça que adotará as medidas cabíveis para reverter a decisão. A OS pontua que sua defesa foi elaborada e baseada nos procedimentos de seleção da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. Além disso, ressalta que cumpriu as exigências previstas na legislação para a qualificação seleção pública e celebração do contrato de gestão.

Artigos relacionados

Goiás

Ex-vereador morre após ser atropelado por caminhonete em Moiporá

Atropelamento O ex-vereador de Moiporá, Lázaro Pacheco Martins, de 84 anos, morreu...

Goiás

Kátia acusa Caiado de omissão após alta de 113% nos feminicídios em Goiás: “crimes têm digitais do Caiado”

Alta de casos A vereadora Kátia (PT) responsabilizou o ex-governador Ronaldo Caiado...

Goiás

Bastidores da política dizem que chororô de Gracinha foi causado por incômodo com avanço de Mendanha

Incomodada Foi declarado aberto o período de chororô em Goiás. A picuinha...

Goiás

Amauri Ribeiro cai de carreta e vai parar no hospital

Acidente O deputado estadual Amauri Ribeiro (PL) precisou interromper as agendas de...