quinta-feira , 25 abril 2024
Notícias

Retrospectiva 2017: cinco melhores deputados do ano na Assembleia

A Assembleia Legislativa teve poucos destaques positivos em 2017. Na base governista, predominou a falta de ideias e de disposição para participar do debate. Na oposição, a maioria recorreu à crítica vazia, aos ataques desleais e ao xingatório que não leva a lugar nenhum. Mas pelo menos cinco parlamentares se destacaram de forma positiva. Eis a lista elaborada pelo Goiás 24 Horas.

1. José Vitti (PSDB)

O presidente da Assembleia Legislativa é o grande destaque da Casa em 2017. Respeitado não só pela base do governo como também pela oposição, Vitti conduziu a Assembleia com respeito aos parlamentares e com transparência. Na comparação com outros períodos do passado recente da Casa, a gestão Vitti representou neste ano um período de paz e pouquíssimas manchetes negativas. Encerrou 2017 com a pauta de votações esgotada.

2. Humberto Aidar (PT)

Apesar de ser filiado ao PT, Aidar é um deputado equilibrado. Não faz oposição carnicenta como os colegas Major Araújo (PRP) e José Nelto (PMDB). Critica o governo, é claro, mas também puxa orelha da oposição quando há exagero nos ataques. Deu apoio importante ao presidente José Vitti como integrante da Mesa Diretora da Casa. Deveria servir de exemplo aos outros parlamentares do PT, PMDB e PRP.

3. Eliane Pinheiro (PMN)

Eliane é assídua no plenário e nas comissões, mas é nos bastidores que ela demonstra força. O que a deputada conseguiu em 2017 está anos-luz à frente do que qualquer outro parlamentar conseguiu. Foi desde interlocutora do Sintego (antigo reduto petista) com o governo até articuladora do acordo que resultou na redução do ICMS cobrado sobre os pequenos produtores de carne bovina. O seu trabalho em favor dos prefeitos também é espantoso. Valmir Pedro (Uruaçu) e Nárcia Kelly (Bela Vista), por exemplo, não se cansam de elogiá-la.

4. Jean Carlo (PHS)

No exercício do primeiro mandato, Jean Carlo é conhecido por ser bom articulador e por ser um dos parlamentares com maior trânsito ao Palácio das Esmeraldas. Com a mudança de partido na janela partidária, em abril do próximo ano, Jean Carlo deve tentar uma vaga na Câmara dos Deputados pelo PSDB.

5. Francisco Júnior (PSD)

Destaque na última eleição prefeito de Goiânia, Francisco manteve o bom desempenho em 2017 – notadamente com projetos na área social e contribuições ao debate sobre o arranjo urbano da Capital. É dele o projeto que garante assento para acompanhante de pessoas com deficiência em atrações culturais e outro que obriga publicação de listas de espera para cirurgias no Estado. É tido como um dos parlamentares com mais conteúdo na atual legislatura. Pode pintar como candidato a deputado federal no ano que vem.

Artigos relacionados

Notícias

Assassinato no interior de Goiás; Atleta é morto a tiros em Mambaí

Fato Um crime chocou a pacata cidade de Mambaí na noite da...

Notícias

Goiás violento: homem mata e carboniza corpo de desafeto após briga por causa de droga

Fato Um homem matou e carbonizou o corpo de um desafeto após...

Notícias

Homem morre após empilhadeira tombar sobre ele na Ceasa, em Goiânia

Fato Um homem, de 27 anos, morreu após uma empilhadeira tombar sobre...

Notícias

Observatório do CNJ e do CNMP vão acompanhar o caso Escobar. Família espera por prisão de Jorge Caiado

Fato • O assassinato de Fábio Escobar, ex-coordenador da campanha eleitoral de...