sexta-feira , 26 abril 2024
Goiás

Marconi reforçou imagem de amigo do servidor público, mostra O Popular

Reportagem publicada na edição desta sexta-feira do jornal O Popular revela que 2017 foi ano marcado por ações do governador Marconi Perillo (PSDB) em favor do funcionalismo público goiano. Foram pelo menos 37 projetos de lei aprovados na Assembleia Legislativa que melhoraram a remuneração ou as condições de trabalho dos servidores estaduais.

Só nos últimos dias de 2017, diz o texto, foram 11 projetos que juntos causaram impacto financeiro de R$ 500 milhões por ano. A maior parte das matérias dispunha sobre a concessão de auxílio alimentação, mas havia também proposituras relacionadas a Planos de Cargos e Remuneração (PCR), concursos e reajustes salariais.

A reportagem mostra que o número de funcionários públicos comissionados manteve-se abaixo do que existia em 2014, ano em que o governador empreendeu a mais ousada reforma administrativa já feita em Goiás, que baixou para dez o número de secretaria e extinguiu 10 mil cargos comissionados. Na época, existiam 173,7 mil funcionários – entre efetivos ou não. Hoje há 170,2 mil.

O Popular informa que, por conta dos benefícios e reajustes que melhoraram a vida do funcionalismo, os gastos do Estado com folha salarial bateram na casa de R$ 1 bilhão no final de 2017.

Ações que fizeram com que a folha atingisse este valor:

– reajustes anuais concedidos aos servidores.
– Planos de Cargos e Remuneração para várias categorias, como os do Fisco (Sefaz) e professores da UEG.
– Reajustes para professores e servidores da Seduce.
– Concursos (PM, Civil, Polícia Técnico-Científica, agentes prisionais, docentes, administrativo da UEG).
– Ampliação do número de médicos residentes.