quinta-feira , 25 abril 2024
Notícias

Justiça cassa decisão que limitava a 400 número de presos em Aparecida

Caiu a decisão do juiz Leão Aparecido Alves que determinou a transferência de detentos do Complexo Agroindustrial de Aparecida para presídios federais e a redução do número de presos ao limite máximo de 400. Quem cassou a tutela foi a desembargadora Amélia Martins Araújo, via liminar.

A decisão foi fundamentada no entendimento de que a ordem da Justiça Federal suprime a competência da Justiça Goiana. A determinação do juiz Leão havia sido provocada por um pedido do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO), Lúcio Flávio de Paiva.

O Complexo de Aparecida foi palco de três rebeliões nos primeiros cinco dias do ano. Na primeira delas, nove encarcerados do regime semiaberto foram mortos e mais de 200 conseguiram fugir.

A liminar da desembargadora foi requerida pelo Estado. Na reclamação, o governo salientou a inexistência de subordinação entre as esferas estadual e federal.

A desembargadora frisou na decisão que a análise de quem são os detentos mais perigosos – para serem transferidos para penitenciárias federais – necessitará da atuação dos juízes do TJ-GO, em especial daqueles que atuam nas Varas de Execuções Penais. “Nesse contexto, não há dúvida de que o decisum reclamado, data vênia, usurpa a competência e autonomia administrativa deste Tribunal de Justiça, isto porque, como é de conhecimento trivial, inexiste qualquer grau hierárquico entre Justiça estadual e federal, apenas atos de cooperação, conforme disciplinado pelo Código de Processo Civil”.

Amélia afirma também que a decisão gera risco iminente de dano irreparável, “haja vista que a transferência de presos, limitando-os a 400 no prazo de dez dias, acarretará maiores prejuízos que benefícios, ante a possibilidade de rebeliões por superlotação nos presídios que receberem os respectivos detentos”.

Artigos relacionados

Notícias

Goiás violento: homem mata e carboniza corpo de desafeto após briga por causa de droga

Fato Um homem matou e carbonizou o corpo de um desafeto após...

Notícias

Homem morre após empilhadeira tombar sobre ele na Ceasa, em Goiânia

Fato Um homem, de 27 anos, morreu após uma empilhadeira tombar sobre...

Notícias

Observatório do CNJ e do CNMP vão acompanhar o caso Escobar. Família espera por prisão de Jorge Caiado

Fato • O assassinato de Fábio Escobar, ex-coordenador da campanha eleitoral de...