quinta-feira , 4 junho 2026
Goiás

Tribunal de Justiça derruba lei que recriou 800 cargos comissionados para Vapt Vupt

Manchete de O Popular destaca que  a Corte Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) declarou inconstitucional a Lei 19.611/2017, que recriou 800 cargos comissionados na estrutura do governo estadual, a maioria deles (548) destinada às unidades do Vapt Vupt.

Reportagem aponta que a decisão foi por unanimidade dos integrantes da Corte. Com isso, os cargos foram extintos porque a lei foi anulada por vício de constitucionalidade. A decisão tem efeitos a partir do julgamento.

Assim, os servidores comissionados nomeados para os cargos não terão de devolver os valores eventualmente recebidos pelo trabalho prestado durante o período em que a lei teve vigência (ela foi aprovada pela Assembléia Legislativa em maio do ano passado).

“Mas, logicamente, sendo a lei criadora dos referidos cargos declarada inconstitucional, os mencionados cargos deixam agora de existir validamente”, diz trecho da decisão.

O Popular ressalta em outra reportagem que a criação e recriação desses cargos comissionados foi cercada de polêmica desde o início.

Reportagem explica que em março do ano passado, os 800 cargos foram criados na estrutura do governo do Estado por meio de uma emenda ” jabuti” (quando se inclui matéria de assunto alheio ao tema principal de algum projeto de lei).

O texto foi inserido pelo líder do governo na Assembléia Legislativa de Goiás, Francisco Oliveira (PSDB) em uma matéria do governo do Estado que incluía a inclusão da Fundação de Previdência Complementar do Estado (Prevcom-GO) na lista de órgãos jurisdicionados à Secretaria da Fazenda.

O procurador-geral de Justiça, Benedito Torres Neto, ajuizou ação direta de inconstitucionalidade contra a lei, porque ela contrariava outra norma constitucional, a que estabelece que a criação de cargos no Executivo é privativa do governador.

Artigos relacionados

Goiás

Soldado do Exército morre após carro capotar na GO-430, em Goiás

Trânsito Um soldado do Exército Brasileiro morreu após um acidente na GO-430,...

Goiás

Colisão envolvendo van da Saúde de Água Fria deixa três mortos na GO-230

Acidente Um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira (2), na...

Goiás

GO: Homem que matou namorada após crise de ciúmes morre durante confronto

Bela Vista de Goiás O homem que matou a namorada a facadas...

Goiás

Goiás violento: homem tem crise de ciúmes e mata namorada em Bela Vista

Feminicídio Uma mulher identificada como Nayara Cardoso dos Santos foi morta pelo...