quarta-feira , 15 julho 2026
Goiânia

“Transporte público em Goiânia é tratado como ‘de ninguém’”, diz doutora da UFG

Em artigo publicado nesta sábado no jornal O Popular, Érika Kneib, doutora em transportes, professora e pesquisadora da UFG, afirma que o jogo de empurra predomina no serviço de ônibus na região metropolitana da Capital e que, enquanto assim for, vai predominar a precariedade.

Há poucos dias, o valor da passagem subiu para R$ 4 sem que a Câmara Deliberativa de Transporte Coletivo (CDTC) – comandada pelos prefeitos Iris Rezende (Goiânia) e Gustavo Mendanha (Aparecida) – exigisse melhorias na rede.

“O transporte coletivo é um serviço público. Porém, hoje, é conhecido e tratado como de ninguém. É imperioso uma gestão pública estruturada, independente e com autonomia – inclusive financeira – atue no planejamento e gestão do transporte e seja capaz de influenciar decisões de trânsito e de desenvolvimento urbano, a exemplo do que acontece em cidades que adotam o modelo do desenvolvimento orientado ao transporte coletivo”, diz Érika.

Artigos relacionados

Goiânia

Mulher vai parar no xilindró após fingir ser delegada e não pagar conta em salão de beleza de Goiânia

Intimidação Uma mulher identificada como Alessandra Ribeiro Souza Rodrigues foi parar no...

Goiânia

Tristeza e dor entre os servidores da Comurg após morte cerebral da colega atropelada em canteiro central de Goiânia enquanto trabalhava

Atropelamento Um motorista embriagado atropelou servidores da Companhia de Urbanização de Goiânia...

Goiânia

Tiroteio deixa ao menos 2 mortos na região Noroeste de Goiânia

Troca de tiros Ao menos duas pessoas morreram após uma troca de...