terça-feira , 16 abril 2024
Goiânia

OAB vê falta de remédios e raio-x sem previsão de conserto no Cais Novo Mundo

A terceira unidade de saúde pública de Goiânia vistoriada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e descrita em relatório divulgado na semana passada é o Cais Novo Mundo, onde foram encontrados aparelho de raio-x estragado, sem previsão de conserto, salas mofadas, paredes descascadas, e outros detalhes que fazem do local algo parecido a um cenário de guerra.

No Novo Mundo, a OAB registra um fato interessante: há poucas pessoas no Cais. Mas não é porque a demanda é pequena, e sim porque a estrutura presente é incapaz de resolver o problema dos doentes, que de lá rapidamente saem a procura de socorro em outro ponto da cidade. 

“Sabemos que a superlotação da referida unidade é uma realidade em razão do conhecimento público e notório das deficiências da unidade. O esvaziamento da Unidade justifica-se em razão da impossibilidade de efetuar o devido atendimento de emergência/urgência uma vez que a unidade está desprovida de capacidade de coleta e realização de exames de laboratórios (urina e sangue). Não existe também na unidade a possibilidade de efetuar o exame de Raio X, vez que o aparelho encontrava-se danificado há mais de 15 dias (contando a data da realização da visita) e sem previsão para conserto. Ademais, foi detectada uma demora descomunal para o agendamento de procedimentos cirúrgicos”, diz o relatório.

Assim como acontece nos outros dois Cais já descritos nesta série do Goiás 24 Horas (Campinas e Vila Nova), a falta de insumos básicos obviamente é um problema no Novo Mundo. Assim como a falta de ventiladores. 

“Foram constatadas salas e corredores mofados e com infiltração, pouca iluminação nos consultórios, falta de lâmpadas e maçanetas de portas dos banheiros para os usuários, ausências de aparelhos de ventilação/condicionadores de ar, tanto nas áreas de espera quanto nas próprias salas de atendimentos aos pacientes”, afirma o relatório.

Também neste Cais, constata-se que a imensa maioria dos doentes é de Goiânia, apesar de o prefeito Iris Rezende (MDB) ter dito que a culpa na rede pública de Saúde são dos pacientes que vêm do interior em busca de atendimento na Capital. 

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...