quinta-feira , 25 abril 2024
Goiânia

Professores protestam contra Iris na Câmara. Categoria quer piso salarial

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintego) e outras entidades que representam os servidores públicos municipais de Goiânia realizaram nesta terça-feira, na Câmara de Vereadores de Goiânia, protesto para cobrar o atendimento a pauta da Educação.

Os trabalhadores cobram o pagamento do reajuste do Piso de 2018 para os professores, a data-base dos administrativos (atrasada desde 2017) e o pagamento do adicional de 30% para os auxiliares de atividades educativas, que estão há mais de um ano sem o pagamento da gratificação (prevista por lei).

Esta é a quinta mobilização realizada pelo Sintego este ano. No dia 6 de abril, o sindicato esteve em audiência com o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), que pediu prazo de 60 dias para apresentar uma proposta a pauta dos trabalhadores em Educação.

Findado o prazo, em nova reunião realizada no Paço Municipal no dia 21 de maio, não foi apresentada nenhuma proposta de reajuste a categoria. Participaram secretários de Educação e Cultura, Marcelo Costa; Administração Jairo da Cunha; Finanças, Alessandro Melo e de Governo, Paulo Ortegal.

A equipe de Iris condicionou o provável pagamento da data-base aos servidores administrativos e o Piso para os professores a aprovação do Projeto de Lei da Reforma da Previdência municipal, o que acabou sendo rejeitado pelos sindicatos e arquivado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal no dia 23 de maio.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...