quinta-feira , 25 abril 2024
Goiânia

Atual gestão de Iris segue velho padrão de conflito com funcionalismo

No que diz respeito ao tratamento dispensado ao funcionalismo público, o atual mandato do prefeito Iris Rezende (MDB) segue o mesmo padrão de suas gestões anteriores, marcadas por conflitos, desentendimentos e sub-valorização da categoria.

É fato marcante que Iris caminha para metade do mandato sem ter concedido uma data-base sequer ao funcionalismo. Importante dizer que data-base nada mais que a correção dos salários com base no índice de inflação do ano anterior. Não é aumento. É somente o básico.

O piso salarial dos professores, que acaba de ser reajustado no plano estadual pelo governador José Eliton (PSDB), é outro assunto que não merece a menor atenção de Iris. Por ora, o magistério realiza assembleias e paralisações pontuais, mas sabe-se lá até quando a paciência da categoria vai durar.

Os servidores administrativos também exigem que Iris pague o adicional de 30% para os auxiliares administrativos, conforme previsto por lei. Não se trata de bônus ou caridade do prefeito, mas um plus a que todos os servidores da Educação têm direito.

Por fim, além da questão salarial existe uma queda-de-braço dos servidores públicos de Goiânia com o prefeito no debate sobre a Previdência. Iris quer jogar no colo do funcionalismo a conta de anos de desmandos e de ingerência no Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (IPSM) aumentando a alíquota de contribuição previdenciária de 11% para 14%.

O MDB tem um triste histórico de embates com o funcionário público. Em 1983, Iris mandou 30 mil para sarjeta com um jamegão só. Pouco mais de uma década depois, Maguito Vilela afirmou que valorizar a categoria é como “salgar carne podre”. O trocou veio sempre nas urnas.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...