Foi divulgada neste domingo (9) a quinta rodada da pesquisa Serpes/O Popular, a primeira após o início da propaganda eleitoral na televisão e no rádio. No entanto, no cenário da disputa pelo Governo de Goiás, os programas não representaram grandes mudanças, já que o senador e candidato ao governo pelo DEM, Ronaldo Caiado segue na liderança isolada do pleito com 42,3% das intenções de voto. O segundo colocado é o governador José Eliton (PSDB) com 10,9%, seguido do deputado federal Daniel Vilela (MDB).
A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 7 de setembro. Foram ouvidos 801 eleitores, em 30 municípios goianos, e a margem de erro é de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Conforme aponta a pesquisa, em comparação com a quarta rodada, realizada entre os dias 21 e 25 de agosto, todas as variações ocorreram dentro da margem de erro. Caiado oscilou 2 pontos porcentuais para cima – tinha 40,3% na anterior. Eliton e Daniel, que seguem em empate técnico na segunda colocação, registraram 0,8 porcentual para cima e 0,6 ponto porcentual para baixo, respectivamente.
Na quinta rodada, a professora Kátia MAria (PT) aparece com 3,4% e o professor Weslei Garcia (PSOL), 1,1%. A oscilação da petista foi positiva de 0,7 ponto porcentual enquanto o socialista variou 1 ponto para baixo. Alda Lúcia (PCO) e Marcelo Lira (PCB) aparecem com 0,9%, cada um.
Na pesquisa estimulada, quando a cartela com os nomes dos candidatos é apresentada ao eleitor, o índice de indecisos é de 20%. Já o porcentual de votos nulos ou de eleitores que disseram que não vão votar caiu de 16,1% para 12%.
Conforme os resultados da quinta rodada da pesquisa Serpes/O Popular, Caiado venceria as eleições no primeiro turno, com 62,11% dos votos válidos. Para que isso aconteça no dia 7 de outubro, ele precisa ter 50% mais 1 dos votos válidos – que excluem nulos e brancos. No cálculo da simulação são excluídos os indecisos, que seguem em porcentual alto, de um quinto do eleitorado.
Metodologia
A quinta rodada da pesquisa Serpes/O Popular foi realizada em 30 municípios goianos, e tem intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral pelo protocolo de número BR-04591/2018 e protocolo número GO-07537/2018 no Tribunal Regional Eleitoral, ambas no dia 2 de setembro.