sexta-feira , 26 abril 2024
GoiásNacional

Efeito Caiado: outras grandes empresas sinalizam intenção de abandonar ou não efetivar investimentos

O clima de incerteza criado pelo anúncio do senador e governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) de mudar o projeto de lei de convalidação dos incentivos fiscais para aumentar a arrecadação abriu de vez a temporada de debandada de empresas de Goiás. Desde a semana passada, investidores com contratos praticamente fechados com o Governo de Goiás, por meio do Produzir, comunicaram à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SED) que vão aguardar o desfecho da votação da convalidação na Assembleia Legislativa.

Cumprindo o compromisso firmado com o setor produtivo, o governador José Eliton encaminhou há 10 dias o projeto de convalidação dos incentivos e benefícios fiscais. No texto, o governador propõe a renovação integral dos benefícios sobre o ICMS. No dia seguinte, Caiado disse à coluna Giro que vai propor uma revisão da convalidação. A partir de então, o clima de insegurança jurídica se instalou e a gigante Unilever, que se instalou no Estado em 2006, já anunciou que está encerrando suas operações no Estado para se transferir para o vizinho Minas Gerais.

O Produzir, criado pelo então governador Marconi Perillo em 1999, no primeiro dos quatro mandatos do tucano, catapultou a economia de Goiás, que teve seu PIB multiplicado por 11 vezes, gerou mais de 1,1 milhão de empregos formais e inseriu o Estado na rota da indústria de ponta. O resultado foi um salto da 12ª para a 9ª posição no ranking da produção econômica nacional, sensível crescimento da renda per capita e redução da pobreza. Com a desastrada atuação em relação aos incentivos, Caiado corre o risco de entregar um Estado econômica e socialmente bem mais pobre do que recebeu.

Artigos relacionados

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...