terça-feira , 5 novembro 2024
Notícias

Bateu o desespero: Iris e Caiado têm Planos A, B e C para a presidência da Câmara

As articulações políticas do prefeito Iris Rezende (MDB) e do governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) tentam a todo custo unir forças para costurar uma candidatura viável para a presidência da Câmara de Goiânia e derrotar o Grupo dos 22. Mas a fragilidade da estratégia fica visível pela quantidade de candidaturas em suspensão.

O Plano A é reeleger Andrey Azeredo (MDB). A alternativa B é emplacar no comando da mesa diretora a vereadora Priscilla Tejota (PROS), mulher do vice-governador eleito Lincoln Tejota (PROS). O Plano C é entregar a presidência para Paulinho Graus, como parte da articulação caiadista para contemplar o PDT no xadrez maluco de equilíbrio de forças do poder estadual, que inclui na fatura o primeiro escalão do Palácio das Esmeraldas e a mesa diretora da Assembleia Legislativa.

Resta claro dos três planos que o resultado é uma Câmara agachada aos ditames do Paço Municipal e do Palácio das Esmeraldas, a reboque das decisões dos dois Executivos nas decisões sobre os destinos de Goiânia e das eleições municipais de 2020. O Grupo dos 22 quer exatamente romper com essa lógica de alinhamento automático, e avança na escolha de um presidente autônomo, mas que não faça oposição ao Paço Municipal.

Artigos relacionados