sexta-feira , 18 abril 2025
Notícias

Assembleia de Goiás encerra 2018 como uma das mais transparentes, eficientes e de menor custo do País

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) conclui o ano de 2018 apresentando um saldo de alta produtividade e um expressivo número de projetos relevantes, como a instituição do Orçamento Impositivo e a consolidação dos incentivos fiscais. De acordo com o presidente do Legislativo goiano, José Vitti (PSDB), “a Assembleia é uma das mais modernas do país e está no caminho certo, agindo sempre com seriedade e responsabilidade.”

A Casa de Leis também se destacou no quesito transparência. Todas as suas ações administrativas estão amparadas legalmente e publicadas no Portal da Transparência na internet, numa clara demonstração de que o poder não tem nada a esconder e cumpre rigorosamente a legislação. Qualquer pessoa que acessar o portal obterá todas as informações da Assembleia e poderá conferir a licititude de seus atos administrativos.

Levantamento publicado na Folha de S.Paulo revelou que a Alego está no topo dos índices de eficiência e menor custo entre as Assembleias Legislativas de todo o país. A pesquisa foi feita pelo cientista de caos Leonardo Sales, mestre em Economia do Setor Público pela Universidade de Brasília (UNB), que avaliou relação entre volume de leis e seu custo para a sociedade e afirma que Parlamento goiano tem um dos portais de acesso à informação mais completos do país. “O Portal da Transparência da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás é um dos melhores do Brasil’, assinalou Sales.

A pesquisa realizada pelo cientista de dados Leonardo Sales revelou que a Alego está no topo dos índices de eficiência, transparência e menor custo entre as Assembleias Legislativas de todo o país. Sales coletou informações sobre 26 Assembleias Legislativas e a Câmara Legislativa do Distrito Federal. Além da quantidade de leis e do orçamento as casas legislativas, o levantamento comparou outros indicadores que pudessem avaliar a eficiência dos gastos públicos no custeio das Assembleias Legislativas.

Goiás encabeçou o ranking das Assembleias mais eficientes e de menor custo do país. Os legislativo goiano destacou-se pelo volume de leis criadas e pelo menor custo orçamentário em comparação ao número de habitantes e ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado. Na outra ponta, as Assembleias de menor produtividade e maior gastos são as do Pará e de Mato Grosso. A Assembleia de Minas Gerais teve o maior orçamento, 1,2 bilhão de reais, quase o dobro da Assembleia de São Paulo, com orçamento de 700 milhões de reais.

O presidente José Vitti sublinha que a avaliação positiva do Parlamento goiano e do seu Portal de Transparência reflete a preocupação em reforçar a credibilidade e acessibilidade do Poder Legislativo. De acordo com ele, a Casa está no caminho certo, agindo sempre com seriedade e responsabilidade.

Artigos relacionados

Notícias

Padrão Caiado: Goiás aumentou endividamento desde que adotou o RRF

Piorou Desde que o governador Ronaldo Caiado aderiu ao Regime de Recuperação...

Notícias

Tribunal de Justiça de São Paulo rejeita censura ao livro de Cristiano Silva que expõe passado criminal de Pablo Marçal

Decisão Judicial • O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) rejeitou o pedido...

Notícias

Mulher é detida com carga de drogas avaliada em mais de R$ 100 mil na BR-364 em Goiás

Tráfico de drogas • Uma mulher de 32 anos acusada de tráfico...