quinta-feira , 25 abril 2024
Imprensa

Jornalismo desonesto: Fabiana Pulcineli usa narrativa de Caiado para decretar fim do Tempo Novo

A antipatia da jornalista Fabiana Pulcineli, repórter de O Popular, pelo ex-governador Marconi Perillo (PSDB) já é conhecida no meio político de Goiás. Na redação do jornal, a labuta diária da repórter para encontrar, pautar e publicar reportagens negativas contra o tucano virou motivo de piada entre os colegas que não integram o pelotão anti-Marconi, que Fabiana lidera com mão de ferro.

Agora, os comentários na redação incluem o deslumbre de Fabiana com a vitória de Ronaldo Caiado (DEM). Não se trata exatamente de apreço pelo governador eleito, mas pelo feito da vitória sobre Marconi e o governador José Eliton. Apressada para sepultar de vez o tucano-líder, Fabiana embarcou nas fake news de Caiado sobre o pagamento da folha salarial de dezembro – o demista anunciou ontem o calote – e afirmou, em seu Twitter: “Triste fim do tempo novo”.

Na postagem, Fabiana cita os números apresentados por Caiado como verdadeiros, sem checá-los – em outro texto um pouco adiante a jornalista sugere que não confirmou os números porque “ninguém no governo fala sobre o assunto”. No bom jornalismo, informação boa é informação confirmada e só depois disso ela é publicada.

Bom jornalismo se faz com apuração profunda, esmero na checagem de dados, confronto de opiniões e versões e, sobretudo, obstinação pela verdade. Na era das redes sociais, na qual está cada vez mais difícil encontrar e colher a boa informação, são mais fáceis e mais cômodas as conclusões apressadas, muitas vezes disfarçadas por falsa credibilidade.

Artigos relacionados

Imprensa

Imperdível: Messias da Gente entrevista Ministra Cármen Lúcia na TV Cultura de Brasília

O jornalista Messias da Gente, TV Cultura/DF, gravou uma entrevista especial para...

Imprensa

Cileide Alves aponta característica autoritária de Caiado no O Popular. Parabéns, ótimo artigo

A jornalista Cileide Alves escreveu um belo artigo neste sábado (25) no...

Imprensa

Moraes prepara pedido de prisão de Bolsonaro, diz site

Segundo informações do site Metrópoles, pessoas que trabalharam com Bolsonaro e que...

Imprensa

Site do ‘zero ou dez’ com Carlinhos do Esporte da Terra FM cumpre como poucos vereadores o papel de fiscalização na capital

Carlinhos do Esporte (Terra/FM) é atuante no blog https://carlinhosdoesportebairros.com.br e cumpre um...