quinta-feira , 26 dezembro 2024
Sem categoria

Mais marketing do mal: Caiado decreta estado de calamidade financeira após indicar que desistirá do RRF

O decreto de calamidade financeira será publicado em edição suplementar à edição desta segunda-feira (21) do Diário Oficial do Estado, mas tem de ser ratificado pela Assembleia Legislativa. Por isso, Caiado teve de revelar sua estratégia maligna para Vitti, a quem cabe a convocação extraordinária dos deputados da atual legislatura para aprovar a matéria. Em entrevista à rádio Sagres 730 na manhã de hoje, Vitti confirmou a decisão do governador de desistir da RRF.

Caiado desistiu da RRF porque, ao contrário de todas as fake news que propagou, as contas do Estado herdadas da gestão anterior não estão caótica. O quadro é, sim, de dificuldade, como aliás na maioria das unidades da federação, como resultado da crise econômica sobre a arrecadação, mas nem de longe as finanças atravessam situação de terra arrasada.

Com a decretação de calamidade, no entanto, Caiado prosseguirá afirmando que as contas estão destruídas. Mas as condições para sustentar seus argumentos são, agora, bem diferentes, porque ele não pode alegar diagnóstico externo para validar seu discurso político – o que ocorreria caso a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) tivesse encontrado a bagunça que Caiado insistiu em dizer que existia. O fato é que ela não existe.