sexta-feira , 19 abril 2024
Sem categoria

Má notícia para goianos, servidores e empresários: Guedes estuda “jeitinho” para colocar Goiás no RRF

Reportagem publicada na edição deste sábado do jornal Folha de S.Paulo revela que, para atender ao capricho político de Ronaldo Caiado (DEM), o superministro da Economia, Paulo Guedes, estuda um “jeitinho” para encaixar Goiás no Regime de Recuperação Fiscal (RRF). A manobra vem depois de a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão do Ministério da Economia, avaliar a situação das contas públicas e afirmar que o Estado “não é elegível” para a intervenção federal.

“O ministro da Economia, Paulo Guedes, sinalizou a governadores em crise financeira que pretende flexibilizar o entendimento das regras para que possam ingressar no programa de recuperação”, afirma
a Folha. “Segundo pessoas que acompanham as negociações, com o novo entendimento, pelo menos cinco estados poderiam aderir ao Regime de Recuperação Fiscal: Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pará e Goiás”, diz o texto.

“Flexibilizar”, neste caso, significa relativizar o quadro fiscal, passando por cima dos números. Com o RRF, o governo do Estado fica autorizado a aplicar um pacotão de maldades contra os cidadãos e o setor produtivo. Caiado poderá suspender aumentos e progressões de carreira para servidores, privatizar e terceirizar serviços públicos, como saneamento e rodovias, e cancelar incentivos fiscais.

Com o jeitinho, o ministro Guedes atende aos caprichos de Caiado e de sua supersecretária e primeira-ministra Cristiane Schmidt, indicada pelo ministro. Mas, para variar, quem pagará essa conta são os mais de 6 milhões de goianos.